Encontro Anual da Rede Construir Juntos

Decorreu no dia 29 de novembro o “Encontro Anual da Rede Construir Juntos”,  via online, com a presença de 49 participantes.

Respondendo às necessidades sentidas pelas instituições parceiras, muitas delas Instituições de Acolhimento, nomeadamente nas questões da Saúde Mental nas crianças e jovens, este Encontro abordou os grandes desafios da “Parentalidade” nos dias de hoje, permitindo partilhar algumas estratégias na intervenção com crianças e jovens.

Neste contexto, convidámos a Professora Doutora Luísa Nobre Lima da FPCE-UC e a Dr.ª Sónia Araújo, Psicóloga Clínica e Facilitadora de Parentalidade Positiva e Consciente.

A Professora Doutora Luísa Nobre Lima apresentou uma comunicação com o título “(Ajudar) a Ser Adolescente”, destacando que a adolescência é um período de grandes mudanças, vulnerabilidades, mas também oportunidades. O cérebro do adolescente ainda tem elevada plasticidade, daí a importância de ser estimulado, tendo o adulto um papel fulcral ao ajudar o adolescente a desenvolver as suas competências de auto-regulação, o que lhe permite alcançar autonomia cognitiva, emocional e comportamental.

A Drª Sónia Araújo abordou a temática “Educação Positiva e Consciente na Promoção da Saúde Mental”, tendo desconstruído alguns mitos, nomeadamente que “o mimo estraga as crianças” ou que “os limites frustram e prejudicam as crianças”. Neste contexto, salientou a importância da adoção de um estilo parental positivo e consciente, baseada em valores como a relação com base no igual valor e respeito mútuo, no amor incondicional, nas intenções e limites bem definidos e congruentes, na presença, na liderança e na colaboração. Considera, assim, que este modelo educativo permite prevenir os maus-tratos infantis, promover crianças felizes, autónomas e resilientes bem como adultos saudáveis, felizes e competentes.

A Presidente do IAC, Dr.ª Dulce Rocha, salientou a pertinência da temática escolhida, elogiando as oradoras e a forma excelente e sábia como partilharam os seus saberes, enriquecendo os conhecimentos de todos os presentes.

Foi, ainda, possível dinamizar a reunião anual da Rede Contruir Juntos, com a presença de 18 instituições parceiras representantes de oito Polos da Rede – Bragança, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Beja, Évora, Portalegre e Algarve, tendo sido feito o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2022 e feitas algumas propostas para o plano de ação de 2023. Abordou-se, ainda, o Projeto da Rede Juvenil Crescer Juntos, salientando-se que este permite às crianças e jovens envolvidos desenvolver diversas competências de participação, num efetivo exercício de cidadania, sendo uma mais-valia no trabalho de todos os envolvidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp