Desde 2023, que as crianças e jovens acompanhados pela equipa do Centro de Apoio Comunitário têm beneficiado de variados ateliers dinamizados pelo Clube Ciência Viva do Bairro do Condado.
Este Clube tem atividades todas as quintas-feiras e localiza-se no espaço Dóing do Condado, no edifício da Associação de Moradores do Bairro do Condado, em Marvila. Neste espaço, a comunidade local, a Ciência Viva e a comunidade científica, trabalham lado a lado com um objetivo comum: democratizar o acesso à ciência e à tecnologia.
As atividades desenvolvidas ao logo destes quase dois anos de parceria têm sido muito interessantes, divertidas, educativas e pedagógicas. Através “do fazer”, experimentar e refletir, as crianças têm aprendido muito sobre ciência e a ganhar o gosto por esta disciplina. Na planificação da equipa, estas atividades acontecem enquadradas no apoio ao estudo porque consideramos que é um excelente complemento ao que podem aprender nos livros!
Deixamos aqui alguns dos workshops que as nossas crianças e jovens beneficiaram ao longo deste período:
– Construção de jogos de labirinto com materiais reciclados
Construção de um jogo de labirinto, utilizando diversos materiais reciclados, entre eles cartão e palhinhas.
– À descoberta do som
Utilizando farinha maisena, as crianças aprenderam como o som se propaga. Depois, foi tempo de experimentar um piano especial em que as teclas foram as laranjas!
– Circuitos elétricos em ação
Neste atelier, aprenderam sobre as funções dos diferentes componentes dos circuitos elétricos. Usando fita condutora, lâmpadas e pilhas, puseram os conhecimentos em prática!
– Plantas carnívoras à lupa
Aprenderam várias curiosidades e factos científicos sobre plantas carnívoras, observaram à lupa alguns exemplares e puderam ver a Dionaea muscipula em ação!
– Uma lupa sobre a poluição e as alterações climáticas
Foram explorados os três tipos de poluição mais facilmente detetáveis – poluição do ar, sonora e do solo – e realizaram medições da temperatura do ar, comparando zonas com vegetação com zonas sem vegetação.
– Proteção Ultravioleta
As crianças e avaliaram a ação protetora dos óculos de sol, protetores solares e tecidos de diferentes cores contra a radiação ultravioleta.
– Os animais do Bairro do Condado
Nesta atividade, os jovens usaram lupas e binóculos para observar de perto bichos-de-conta, caracóis, borboletas, pardais, piscos-de-peito-ruivo, entre outros.
– Veículos em ação com materiais reutilizados
Os participantes construíram carros reutilizando garrafas de água, com um motor e aliaram a filosofia DYI com a proteção do ambiente.