Crianças e jovens do Bairro do Condado beneficiam das atividades do Clube Ciência Viva

Desde 2023, que as crianças e jovens acompanhados pela equipa do Centro de Apoio Comunitário têm beneficiado de variados ateliers dinamizados pelo Clube Ciência Viva do Bairro do Condado. 

Este Clubetem atividades todas as quintas-feirase localiza-se no espaço Dóing do Condado, no edifício da Associação de Moradores do Bairro do Condado, em Marvila. Neste espaço, a comunidade local, a Ciência Viva e a comunidade científica, trabalham lado a lado com um objetivo comum: democratizar o acesso à ciência e à tecnologia. 

As atividades desenvolvidas ao logo destes quase dois anos de parceria têm sido muito interessantes, divertidas, educativas e pedagógicas. Através “do fazer”, experimentar e refletir, as crianças têm aprendido muito sobre ciência e a ganhar o gosto por esta disciplina. Na planificação da equipa, estas atividades acontecem enquadradas no apoio ao estudo porque consideramos que é um excelente complemento ao que podem aprender nos livros! 

Deixamos aqui alguns dos workshops que as nossas crianças e jovens beneficiaram ao longo deste período: 

Construção de jogos de labirinto com materiais reciclados 

Construção de um jogo de labirinto, utilizando diversos materiais reciclados, entre eles cartão e palhinhas. 

– À descoberta do som 

Utilizando farinha maisena, as crianças aprenderam como o som se propaga. Depois, foi tempo de experimentar um piano especial em que as teclas foram as laranjas! 

Circuitos elétricos em ação 

Neste atelier, aprenderam sobre as funções dos diferentes componentes dos circuitos elétricos. Usando fita condutora, lâmpadas e pilhas, puseram os conhecimentos em prática! 

– Plantas carnívoras à lupa 

Aprenderam várias curiosidades e factos científicos sobre plantas carnívoras, observaram à lupa alguns exemplares e puderam ver a Dionaea muscipula em ação! 

Uma lupa sobre a poluição e as alterações climáticas 

Foram explorados os três tipos de poluição mais facilmente detetáveis – poluição do ar, sonora e do solo – e realizaram medições da temperatura do ar, comparando zonas com vegetação com zonas sem vegetação.  

Proteção Ultravioleta 

As crianças e avaliaram a ação protetora dos óculos de sol, protetores solares e tecidos de diferentes cores contra a radiação ultravioleta. 

– Os animais do Bairro do Condado 

Nesta atividade, os jovens usaram lupas e binóculos para observar de perto bichos-de-conta, caracóis, borboletas, pardais, piscos-de-peito-ruivo, entre outros. 

– Veículos em ação com materiais reutilizados 

Os participantesconstruíram carros reutilizando garrafas de água, com um motor e aliaram a filosofia DYI com a proteção do ambiente.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp