O Programa Proinfância promovido pela Fundação “la Caixa”, tem como objetivo quebrar o ciclo da pobreza de pais e filhos, garantindo o acesso a oportunidades educativas de qualidade.
O IAC assinou o primeiro Acordo de Colaboração com o referido Programa em outubro de 2021 e, desde então, é uma das entidades colaboradoras que constituem a Rede de Marvila e da qual fazem parte outras entidades, nomeadamente: a Nuclisol Jean Piaget – que é a entidade coordenadora; a Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios e o Centro Social e Paroquial São Maximiliano Kolbe.
Tendo em conta o território, este Programa está a ser implementado pela equipa do Centro de Apoio Comunitário que desenvolve a sua intervenção no Bairro do Condado, na freguesia de Marvila, em estreita articulação com o Consultório Social (em particular, no que respeita à área da Psicologia).
Este é o quarto ano de desenvolvimento deste Programa e tem sido uma experiência muito enriquecedora e de muita aprendizagem. Trata-se de um modelo de trabalho inovador, assente numa ação socioeducativa que visa garantir a eficácia e eficiência dos resultados, bem como a replicação das sinergias entre os diferentes agentes socioeducativos que trabalham para as mesmas finalidades do Programa. Este tem sido o desafio das entidades que compõem a Rede de Marvila: cada uma, com a sua especificidade, conhecimento e experiência, tem trabalhado em conjunto, na sinalização de famílias, na avaliação dos fatores de risco, na proposta dos serviços a integrar, bem como na monitorização dos planos de trabalho.
De acordo com a intervenção desenvolvida no Bairro do Condado, bem como dos objetivos definidos para a equipa do Centro de Apoio Comunitário, o IAC tem vindo a desenvolver em cada ano letivo, os seguintes subprogramas:
– O Reforço Educativo (com atividades de apoio ao estudo);
– A Educação Não Formal e Tempos Livres (Centro Aberto durante o período letivo; colónias Abertas e acampamento nas pausas letivas); e
– Apoio Psicoterapêutico a Crianças (diagnóstico e apoio psicoterapêutico individual)
Em jeito de balanço, e no que diz respeito à intervenção do IAC na Rede de Marvila durante os 3 últimos anos letivos, beneficiaram deste Programa 25 famílias e 35 crianças e jovens, com os quais foi desenvolvido um trabalho articulado entre “família, escola e comunidade”, tendo em vista a melhoria das situações de vulnerabilidade e de risco de exclusão a que estas famílias estão sujeitas.