Estações pedagógicas de trabalho na E2O de Santa Clara e Lumiar

No dia 29 de abril os alunos da Escola de Segunda Oportunidade do Lumiar e Santa Clara tiveram um dia diferente, organizado pelos professores e técnicos do território, em que se recorreu a uma metodologia ativa – “Estações Pedagógicas de Trabalho”. 

Nesta atividade os alunos realizaram diversas tarefas, de forma rotativa e autónoma, de acordo com as várias áreas curriculares e com base no tema do 7.º Projeto de trabalho: “Guerra e Paz”. 

Iniciou-se a atividade com uma breve explicação das atividades e posterior distribuição de um “passaporte” onde os alunos após realizarem as atividades recebiam um carimbo como comprovativo da concretização da tarefa naquela estação. 

 Em cada estação realizaram atividades como: leitura de cartas trocadas durante a I Grande Guerra Mundial, construção de Bandas Desenhadas, simulação de uma erupção vulcânica, utilização da caneta 3D na construção do símbolo da Paz, desafios de raciocínio matemático, técnica de pintura – Stencil, composição tipográfica com carimbos, desenhos sobre guerra e paz, montagem de móbiles, robot e aviões. 

Esta atividade teve como objetivos: estimular a autonomia e a responsabilidade dos jovens; valorizar diferentes formas de aprender; promover a aprendizagem pela ação e respeitar os diferentes ritmos e modos de aprendizagem dos jovens. 

A atividade envolveu os jovens num percurso de aprendizagem criativo, prático e interdisciplinar, que reforça a importância do fazer, do sentir e do aprender. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp