Com o encerramento do ano letivo 2024/2025, a Escola de Segunda Oportunidade de Lisboa concluiu mais um ciclo de trabalho com jovens em percursos de reintegração pessoal, social e escolar. Este ano, foram certificados 39 jovens, distribuídos por duas turmas do território de Santa Clara (16 certificações), uma turma do território do Lumiar (10 certificações) e por uma turma do território de Marvila (13 certificações).
Dos jovens certificados:
Santa Clara encaminhou até ao momento 12 jovens para escolas profissionais ou cursos de aprendizagem e 2 para a via profissional (emprego).
Lumiar encaminhou 4 jovens para escolas profissionais ou cursos de aprendizagem.
Marvila encaminhou 10 jovens para escolas profissionais ou cursos de aprendizagem.
Além dos jovens que concluíram o percurso, dos três territórios, 13 jovens permanecem na E2O e darão continuidade ao seu projeto individual no próximo ano letivo.
Os jovens certificados foram encaminhados para diferentes soluções, de acordo com os seus projetos pessoais, interesses e competências desenvolvidas. Optaram por áreas com forte potencial de empregabilidade e continuidade formativa, nomeadamente auxiliar de educação, apoio à infância, estética e bem-estar, cozinha e pastelaria, gestão de desporto, Marketing, mecânica e técnico de vitrinismo.
Apesar dos resultados positivos, a equipa pedagógica assinala desafios persistentes no encaminhamento de alguns jovens com maior instabilidade ou com trajetos mais marcados pela ausência e pela desmotivação com os percursos formais.
Ainda assim, a E2O Lisboa mantém o seu compromisso com percursos individualizados, baseados na escuta e na articulação com a rede educativa, social e comunitária.