Webinar “Uma Cultura de Mediação na Escola do Séc. XXI”

Decorreu no dia 5 de maio de 2021, em formato Webinar, o Encontro Nacional de GAAF Uma Cultura de Mediação na Escola do Séc. XXI. Este Encontro que se enquadra no âmbito do projeto de Mediação Escolar do IAC, contou com a participação de psicólogos escolares, assistentes e educadores sociais, docentes, investigadores, estudantes, entre outros, num total de 440 participantes.  

Desde 1998, o IAC intervém nas escolas através dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no âmbito do Projeto de Mediação Escolar, com o objetivo de ajudar os alunos, na procura de resolução dos seus problemas quotidianos, combater o absentismo e o abandono escolar e, estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e suas famílias. 

Este Webinar reuniu especialistas nas questões da mediação em contexto escolar e interventores educativos e sociais que estão no terreno, que refletiram e partilharam com os presentes os seus saberes, a sua experiência e boas práticas tão pertinentes para a promoção do sucesso educativo e da inclusão de todos e de cada um na Escola atual, num mundo em constante mudança. 

De salientar, que este evento foi articulado com o Centro de Formação Nova Ágora – Coimbra, tendo sido acreditado como Ação de Curta Duração para 72 docentes. 

Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, começou por salientar a pertinência da temática e a importância que o Instituto de Apoio à Criança tem atribuído, ao longo da sua existência, à Educação. Referiu o papel que os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no âmbito do Projeto de Mediação Escolar têm desempenhado na Escola, na manutenção dos valores democráticos, inclusivos, tolerantes e de cidadania. 

Mediação Escolar – Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional na Escola, foi o tema da comunicação de Ana Paula Monteiro e Pedro Cunha que salientaram a ideia de que o conflito, se bem gerido, pode ser portador de focos positivos, de competências de negociação e de promoção de uma cultura de paz, criando-se uma atmosfera emocional positiva e focalizando a intervenção, na escola, nas necessidades individuais e conjuntas de cada um e de todos. 

Mónica Soares, na sua apresentação, Educar para a convivência na Escola, deu continuidade às ideias da comunicação anterior, destacando os princípios da cultura pacífica, reforçando o papel da escola e da mediação na regulação emocional e referindo a necessidade de se abordarem os conflitos de forma cooperativa e colaborativa, numa perspetiva transformadora com vista à promoção de uma cultura de sã convivência. 

De seguida, foram partilhadas boas práticas, possíveis de implementar no âmbito dos projetos de mediação em contexto escolar. Bruno Trindade abordou as potencialidades da animação sociocultural em contexto educativo, salientando a importância do brincar e dos contextos informais de aprendizagem nomeadamente, nos processos de socialização, integração, bem-estar, auto-regulação de comportamentos das crianças. Rita Rosado e Paula Guerra, autoras do jogo UN HU, baseado na filosofia UBUNTU, mostraram as potencialidades deste recurso, na promoção das conversas em círculo com crianças e jovens e na metodologia do trabalho em grupo e colaborativo. Ana Vicente e Liliana Ferreira partilharam os objetivos, as potencialidades e as dinâmicas estabelecidas com o projeto piloto “Clube dos Amigos da Mediação”, implementado no GAAF do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Elizabete Teixeira falou da pertinência e urgência, cada vez mais, da articulação entre a escola e as famílias e por fim, Ana Lourenço destacou a importância da atividade lúdica na prevenção dos conflitos escolares. 

Do feedback muito positivo que recebemos dos participantes, consideramos que foi um momento formativo de uma enorme riqueza, pela pertinência dos temas, pelas ideias e metodologias partilhadas e pelos excelente oradores que nos brindaram com os seus consistentes e fundamentados saberes e que permitiram, sem dúvida, disseminar, clarificar e consciencializar para a importância da Mediação na Escola do Séc. XXI. 

O vídeo completo do webinar pode ser visto aqui.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp