No dia 26 de novembro, o IAC, com a colaboração da Polícia Judiciária, a Câmara Municipal de Lisboa e a Giotto, realizou a Conferência “Cuidar e Proteger: Prevenir a Violência sobre as Crianças”. Um encontro nacional que assinalou o Plano Estratégico do IAC definido para este ano. A conferência reuniu especialistas de diferentes áreas de intervenção que procuraram promover um debate aprofundado sobre a violência no contexto familiar, escolar e comunitário, e desatacaram a importância de respostas articuladas que reforcem a prevenção e a intervenção junto das crianças mais vulneráveis. Um dos momentos centrais da conferência foi a apresentação dos resultados preliminares de um estudo pioneiro sobre casos de filicídio. Esta investigação conjunta entre IAC e a PJ, representa um contributo fundamental para o conhecimento nesta área e permitirá identificar fatores de risco, antecipar estratégias e sustentar a proposta de políticas públicas no âmbito da prevenção da violência contra crianças.
Foram discutidas temáticas determinantes para a proteção da criança e do jovem, com especial enfoque na prevenção da violência em contexto escolar, na promoção do direito a brincar, na educação inclusiva e na importância da mediação escolar. Foram, igualmente, apresentadas respostas integradas de intervenção dirigidas a crianças, jovens e famílias, bem como abordadas práticas e mecanismos de envolvimento das empresas em iniciativas da sociedade civil.
A conferência incluiu, ainda, a apresentação dos resultados da iniciativa nacional “Todos Pintamos contra o Bullying”, desenvolvida pelo IAC em parceria com a Giotto, que tem envolvido professores, pais e milhares de alunos em ações de sensibilização e prevenção em todo o país.
Ao dedicar o ano de 2025 à prevenção da violência sobre crianças e jovens, o IAC reafirma o seu compromisso de mobilizar famílias, profissionais, decisores e sociedade civil para uma cultura de proteção que garanta uma infância segura e livre de qualquer forma de violência.
O Instituto convida os órgãos de comunicação social a acompanhar esta conferência, que pretende constituir-se como um espaço de reflexão, partilha de conhecimento e construção conjunta de prioridades para a proteção das crianças em Portugal.
Lisboa, 24 de novembro de 2025
Contamos com a sua presença.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebHPhqIV1hw2opuC0uL6G74BgWcv81tM_UOTV_2cxHb7cGaw/viewform
Poster-Programa_final_final_1