O Fórum Consultivo da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) reuniu-se pela quinta vez no passado dia 20 de outubro, no Instituto da Segurança Social, em Lisboa. A sessão contou com a presença de organizações do setor social e da sociedade civil, parceiros sociais e diversas personalidades com trabalho reconhecido no combate à pobreza, entre as quais o IAC, representado por Matilde Sirgado e Paula Paçó.
Esta reunião foi dedicada à avaliação intermédia da Estratégia, atualmente conduzida pelo PLANAPP pela Equipa Multidisciplinar de Avaliação e Análise de Impactos.
Durante a dinâmica participativa dinamizada pelo PLANAPP, os membros do Fórum foram convidados a refletir, validar e priorizar os mecanismos, resultados intermédios, pressupostos e riscos associados ao funcionamento do Fórum Consultivo, com base na Teoria da Mudança da ENCP. A atividade incluiu um trabalho em grupo através de discussão em mesas temáticas e votação em plenário sobre os elementos mais relevantes para reforçar a promover a participação. O exercício permitiu recolher contributos relevantes sobre as formas de reforçar a participação e a aprendizagem conjunta.
A sessão incluiu ainda a apresentação das cinco dimensões críticas da governança da Estratégia — intersetorialidade e integração institucional, territorialização e coordenação multinível, gestão, participação e inclusão, e monitorização, avaliação e aprendizagem — que enquadram o trabalho em curso da avaliação intermédia.
Fotografias retiradas daqui














