“A ouvir histórias conhecemos os nossos direitos!”

Para celebrar a Convenção dos Direitos da Criança, o IAC – Polo de Coimbra respondeu a um desafio da Cáritas – Centro N.ª Sr.ª da Anunciação, para o mês de novembro. Assim, desenvolveu o projeto “A ouvir histórias conhecemos os nossos Direitos!” e, numa sequência de quatro sessões, dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, as técnicas Ana Vicente, Cristina Barros e a estagiária de psicologia Laura Coello dinamizaram e exploraram as histórias infantis, “Orelhas de Borboleta”, “A Criança que queria ser…. CRIANÇA!” e “O Sully não quer Brincar comigo?”. Participaram nas sessões crianças de três salas de JI (dos 3 aos 5 anos) num total de 75 crianças e seus cuidadores.

Ao longo das sessões desenvolvidas, sempre com uma perspetiva lúdico-pedagógica, tentou-se explorar o conceito “Ser Criança”, promover o conhecimento sobre alguns dos Direitos da Criança, mas, também, dos seus deveres. Procurámos analisar criticamente condutas inadequadas (desrespeito pelos outros) com vista à aceitação das diferenças, desenvolver competências de Empatia, saber colocar-se no lugar do outro, bem como desenvolver competências de Respeito pelo outro.

As histórias foram contadas de forma a envolver e a captar a atenção das crianças, promovendo a sua participação ativa em todos os momentos, abordando, assim, de forma lúdica, os Direitos da Criança. As crianças manifestaram muito entusiasmo e vivacidade através de diálogos genuínos e interessantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp