Nos dias 19 e 20 de novembro decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, a IV Conferência Internacional comemorativa do aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, sob o mote “Uma Criança, um Cidadão” reforçando a importância do Direito à Participação.
Nesta conferência participaram crianças oriundas de diferentes países de África, às quais se juntaram dois adolescentes acompanhados pelo IAC.
Ao longo de dois dias intensos em aprendizagens, partilhas e emoções, debateu-se sobre o Estatuto e a Rede da Criança Embaixadora.
Deixamos aqui o testemunho da Rafaela e do Rafael que tão bem valorizaram as crianças em Portugal e a importância de terem voz ativa.
De 19 a 20 de novembro fomos convidados para a conferência da ACRIDES sobre os direitos humanos e os direitos da criança na Ilha de Santiago, Cidade da Praia, Cabo Verde.
Falamos sobre os nossos direitos, os abusos sexuais infantis, cyberbulling, debatemos sobre os telemóveis nas escolas e conhecemos algumas realidades das crianças de Cabo Verde.
E no dia 21 passeamos por Cabo Verde, conhecendo a Cidade Velha, o Sucupira, Platô e muito mais. Na última noite, jantámos no restaurante “5°al da Música” onde comemos vários pratos deliciosos e ouvimos música tradicional de Cabo Verde.
Gostámos muito de ir a Cabo Verde, de conhecer pessoas novas, das paisagens, da gastronomia, das praias e da música.
Esperamos voltar a ter uma experiência igual num futuro próximo.
Obrigada”
Rafaela e Rafael















