Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar (AEAL)
Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros (AEPAN)
A nossa Escola de Segunda Oportunidade (E20), em parceria com o AEAL e a AEPAN, acolhe este ano letivo três turmas no espaço do IEFP da Freguesia de Santa Clara. Esta iniciativa desenvolve um programa educativo de intervenção ativa, assente na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), organizada em torno de temas aglutinadores.
Os projetos foram concebidos de forma colaborativa pela Equipa Técnico-Pedagógica (ETP) e têm como principal objetivo a resolução de problemas e/ou desafios concretos, promovendo a criação de soluções tangíveis que potenciem as aprendizagens essenciais, os componentes do referencial curricular. Estes projetos visam ainda estimular a construção de conhecimento multidisciplinar, através de abordagens práticas e experimentais.
Atividades pedagógicas
Durante o primeiro período letivo, as turmas desenvolveram dois projetos: “Como sou e para onde vou…” e “O meu corpo, a minha mente e a minha saúde”, que permitiram aos jovens explorar dimensões pessoais, sociais e de bem-estar, reforçando competências essenciais para o seu percurso educativo e de vida.
Cápsulas do tempo
No decorrer no primeiro projeto “Como sou e para onde vou…” as turmas desenvolveram “Cápsulas do tempo” em malas de viagem, onde guardaram manuscritos, desenhos simbólicos e mandalas, com a sua história de vida, sentido de identidade, autoconhecimento e como se vêm num futuro próximo (escolhas e evolução de vida).
No fim do ano letivo, abriremos as cápsulas do tempo e reencontraremos memórias cheias de significado!

Identidade
Os jovens conceberam painéis gráficos representativos da sua identidade, explorando os cânones do rosto, as proporções do corpo humano, mandalas, lettering e técnicas de ilusão ótica. Esta atividade promoveu a expressão pessoal, o sentido estético e o desenvolvimento de competências criativas, aliando conhecimento das artes visuais à identidade individual.

Mandala das Emoções
Ainda desenvolveram desenhos de Mandalas das Emoções, explorando formas, cores e símbolos que representam o equilíbrio, as emoções e as diferentes etapas de vida.
Esta atividade estimulou a criatividade, a concentração e a expressão pessoal, permitindo a cada participante refletir sobre si próprio e sobre o seu percurso.
Os alunos puderam comunicar sentimentos, valores e experiências de forma artística, promovendo o autoconhecimento e o bem-estar emocional.

No decorrer do segundo projeto, intitulado “O meu corpo, a minha mente e a minha saúde”, foram desenvolvidas diversas atividades curriculares e extracurriculares, tendo como ponto de partida temáticas de interesse dos jovens.
Atelier de Culinária Criativa e Saudável
As turmas participaram num Atelier de Culinária Criativa e Saudável, que teve como objetivo a criação de figuras utilizando frutas diversas, promovendo hábitos alimentares equilibrados de forma lúdica e apelativa!
No seguimento deste atelier, os alunos também confecionaram crepes e bolos, reforçando a cooperação em grupo e a aprendizagem prática, nomeadamente no que diz respeito a seguir uma receita e utilizar corretamente as medidas dos ingredientes.

Produção de sabonetes artesanais com especiarias
Combinação de técnica e criatividade nas aulas de Ciências Sociais.
As especiarias agregam aroma, cor natural e propriedades sensoriais únicas aos sabonetes. Toda a atividade foi realizada de forma minuciosa, desde a preparação dos utensílios — que exige atenção e rigor quanto à segurança — até a finalização com embalagens personalizadas, valorizando o produto artesanal.


A Música e as Artes Visuais_ Mural Coletivo
O mural coletivo foi criado a partir de quadrados individuais, revelando como cada aluno transformou a música em emoção e a emoção em traço. A diversidade de linhas, cores e ritmos visuais evidencia que corpo e mente reagem de forma única aos estímulos sonoros.
O resultado final constitui uma representação coletiva das sensações do grupo, promovendo a consciência emocional, a expressão livre e o bem-estar, alinhando-se aos princípios do projeto.

Construção do “Meio Provérbio”
No âmbito do segundo projeto, os jovens criaram provérbios, explorando mensagens de motivação e empoderamento relacionadas com o bem-estar. Esta atividade permitiu que refletissem sobre hábitos saudáveis, equilíbrio emocional e autocuidado, enquanto desenvolviam a criatividade linguística e a capacidade de comunicar ideias de forma concisa. Os provérbios elaborados transmitiram valores positivos, promovendo a consciência sobre a importância de cuidar do corpo e da mente.

Planeamento e construção de Bonecos Articulados
Como parte das atividades curriculares multidisciplinares do segundo projeto, os jovens participaram no planeamento e construção de dois Bonecos Articulados, integrando conteúdos de várias áreas disciplinares.
Durante o processo, exploraram conceitos como proporções do corpo, dimensões e escala real, geometria plana, partes do corpo em inglês e a elaboração de provérbios sobre saúde e bem-estar. A inspiração nasceu do pavimento exterior da escola, permitindo que os alunos trabalhassem a cor, a forma e a criatividade na decoração dos bonecos.
Esta atividade revelou-se bastante pedagógica, estimulante e divertida, promovendo o trabalho interdisciplinar, a expressão artística e o pensamento crítico de forma prática e divertida!


Atividades Extracurriculares:
Os jovens participaram em várias atividades extracurricular, como uma ida ao JumpYard, proporcionando um momento de lazer. Esta experiência promoveu a atividade física, o bem-estar emocional, o convívio e a descontração, contribuindo para um equilíbrio saudável entre corpo e mente!

Experiências Culturais
Como parte das atividades extracurriculares, os jovens tiveram a oportunidade de assistir à peça “Hércules” no Teatro Politeama e experienciarem um espetáculo de circo no Coliseu dos Recreios. Estas experiências foram muito bem recebidas pelos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de competências culturais, sociais e emocionais, enquanto promoviam o convívio e a apreciação artística em diferentes contextos.

O segundo Projeto “O meu corpo, a minha mente e a minha saúde”, culminou na dinamização de um Peddy Paper como produto final. Integrando de forma transversal os conhecimentos e competências pessoais trabalhadas ao longo do seu desenvolvimento.
No espaço envolvente à escola Jardim das Amoreiras, foram distribuídos códigos QR com desafios interativos e divertidos, permitindo aos jovens aprender de forma lúdica e dinâmica, alguns das aprendizagens abordadas nas diferentes áreas disciplinares da matriz PIEF.
Cartazes do Peddy Pepper
Os Cartazes de divulgação da Atividade Final do segundo projeto “Peddy Pepper”, foram elaborados de forma gráfica e posteriormente pediram ajuda à Inteligência Artificial (IA) e o resultado foi este!
Neste painel conseguimos ver do lado esquerdo o cartaz elaborado pelos jovens e do lado direito o melhoramento gráfico pela IA.

Atividade do Peddy Pepper no Jardim das Amoreiras


A Metodologia de Aprendizagem desenvolvida com os projetos “Como sou e para onde vou…” e “O meu corpo, a minha mente e a minha saúde” – envolveram um conjunto diversificado de atividades pedagógicas de carácter multidisciplinar, adequadas ao perfil dos nossos jovens. Estes projetos tiveram como principal objetivo a promoção do autoconhecimento, do autocuidado e do bem-estar físico e emocional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Ao longo das atividades, foram trabalhadas aprendizagens essenciais, competências pessoais, sociais e emocionais, incentivando a reflexão sobre a identidade, os interesses, as emoções, os hábitos de vida saudável e a importância de escolhas conscientes para o presente e futuro próximo
Através de dinâmicas de grupo, momentos de partilha, atividades expressivas, lúdicas e assembleias de turma, sempre orientados e articuladas entre as diferentes áreas curriculares com a presenta da Equipa Técnica e Pedagógica (ETP), os alunos foram convidados a reconhecer as suas características individuais, a valorizar a diversidade e a adotar atitudes responsáveis relativamente à sua saúde física e mental.
Estes projetos promoveram ainda a autonomia, a autoestima, o respeito pelo outro e a construção de relações saudáveis, reforçando o papel da escola como espaço de formação global e de promoção do bem-estar.













