O IAC integra o Grupo Consultivo da Unicef “Tenho voto na matéria 2023”

Um grupo de crianças e jovens de vários pontos do país participaram num encontro promovido pela UNICEF Portugal, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, para se conhecerem pessoalmente e elaborarem um inquérito dirigido a outras crianças e jovens. Erguida na zona ribeirinha da cidade, com o rio Tejo como “pano de fundo” a biblioteca, tão inspiradora como o seu nome, “Fábrica das Palavras”, foi o palco ideal para envolver e estimular o grupo a participar ativamente. 

O desafio da Unicef foi apresentado anteriormente em reuniões on-line, em que os jovens indicados pelas entidades parceiras, foram convidados a partilhar o que consideram ser as principais problemáticas das suas comunidades (cidade, vila, aldeia, freguesia).  

O IAC abraçou o convite dirigido pela Câmara Municipal de Lisboa para integrar o Grupo Consultivo da Unicef, e no qual estão a participar dois jovens, um acompanhado pela equipa do Centro de Apoio Comunitário e outra jovem, acompanhada pela equipa do Gabinete Social do Consultório Social. Trata-se de um compromisso a longo prazo, que irá proporcionar uma excelente oportunidade de participação ativa, no levantamento de problemas que afetam as suas vidas e de fazer chegar a sua voz aos decisores políticos.   

“Tenho voto na matéria” foi o mote que conduziu este intercâmbio presencial, no qual os jovens debateram questões muito importantes, como a segurança ou a falta dela, nas ruas e na internet, o ambiente e a falta de estruturas eficazes para reduzir o desperdício, os Direitos da Criança que ainda não são totalmente respeitados e a falta de serviços culturais, desportivos, educativos e outros que tanta falta fazem em muitas zonas do país.  

Nesta sequência, elaboraram um inquérito que, entretanto, já está a ser divulgado, também com a participação do grupo, junto dos seus amigos, dos amigos dos amigos que tenham menos de 18 anos de idade.  

 A quem queira participar nesta missão, pode fazê-lo nesta página da Web: 

https://ucpresearch.qualtrics.com/jfe/form/SV_8c6zoSjD0ESyktM 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp