As turmas da E20, arrancaram o terceiro período letivo com o 6.º Projeto, “Mundo do trabalho – Ser um Cidadão ativo e informado”, uma temática transversal às diversas áreas disciplinares.
Este teve como objetivo geral, proporcionar aos alunos uma compreensão estruturada do mundo do trabalho, preparando-os para uma participação ativa, crítica e responsável na sociedade. Pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, competências e atitudes que lhes permitam tomar decisões informadas relativamente ao seu percurso profissional.
De forma mais específica, o projeto visou promover a compreensão dos direitos e deveres dos trabalhadores, bem como o funcionamento básico do mercado de trabalho, onde procurar emprego, elaboração do CV, carta de apresentação e como gerir dinheiro, que por sua vez culminou com uma visita de estudo ao Museu do Dinheiro; incentivando os jovens a uma postura ética e consciente face às dinâmicas laborais e aos desafios contemporâneos.
A proposta de trabalho final, foi a elaboração de um Portfólio Individual de Reflexão Critica, estruturado em cinco partes: Sonhos e Futuro, Mundo do Trabalho, Direitos e Cidadania, Dinheiro e Responsabilidade e Sociedade e Futuro.
Ao longo de quatro semanas, cada aluno desenvolveu o seu Portfólio Reflexivo, promovendo um processo contínuo de autoconhecimento e consolidação das aprendizagens realizadas. O projeto terminou com a elaboração da capa do portfólio, integrando a criação de um logótipo representativo da sua identidade pessoal e profissional, enquanto expressão visual das suas competências, valores e aspirações futuras. No âmbito da dinâmica de grupo, em sala de aula, cada turma construiu cinco nuvens sobre os mesmos temas. Cada jovem registou nelas as ideias que considerou mais relevantes!
Este 6.º Projeto constituiu uma oportunidade significativa para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas, promovendo nos alunos o pensamento crítico, a autonomia, a capacidade de reflexão e a tomada de decisões conscientes relativamente ao seu futuro.
Legenda da imagem: Dinâmica de grupo do 6.º Projeto – Nuvens temáticas sobre o Mundo do Trabalho











