O projeto “Escolas de (e a) Brincar” desenvolvido com o financiamento RAAML da Câmara Municipal de Lisboa teve como objetivos aumentar o conhecimento do direito de brincar e suas implicações no desenvolvimento físico, mental e social das crianças, e continuar a promover a melhoria dos espaços de brincar (interiores e exteriores) das escolas de 1º ciclo do município de Lisboa.
Para alcançar estes objetivos, desenvolvemos ações em 4 agrupamentos de escolas, num total de 11 escolas envolvidas. Nas escolas do Agrupamento Fernando Pessoa (EB Arco-Íris, EB Adriano Correia de Oliveira e EB Infante D. Henrique) e do Agrupamento de Escolas Eça de Queiroz (EB Parque das Nações), novas neste tipo de projeto, fez-se a caracterização dos espaços de brincar, a auscultação das crianças, profissionais e famílias e criaram-se projetos de intervenção personalizados para cada contexto.
Intervimos igualmente em escolas que já tinham previamente participado no projeto no ano letivo 2019/2020, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar (EB1/JI Padre José Manuel Rocha e Melo, EB1/JI das Galinheiras, EB1/JI Maria da Luz de Deus e EB Dr. Nuno Cordeiro Ferreira), Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros (EB Pintor Almada Negreiros e Eb1/JI Alta de Lisboa) e ao Agrupamento de Escolas Eça de Queiroz (EB Vasco da Gama). Nestas escolas, a intervenção baseou-se em dois eixos principais:
– animação dos recreios, através de atividades, dinâmicas e jogos utilizando os materiais que foram disponibilizados no projeto anterior e reforçando o material que já não estava nas melhores condições. As sessões foram realizadas quinzenalmente, durante os recreios da manhã, almoço e/ou tarde e as atividades desenvolvidas foram idealizadas para potenciar o Brincar, melhorar/aumentar o trabalho de equipa, cooperação entre pares, expressão corporal e emocional, autoconfiança, autoestima e, simultaneamente, estimular o corpo e a mente;
– e capacitação dos profissionais, incentivando os professores e assistentes operacionais para a dinamização dos recreios, por meio de formações realizadas pelas técnicas do IAC e da observação participante das atividades, jogos e brincadeiras realizadas nos espaços de brincar.
O projeto iniciou em setembro de 2022 e decorreu até fim em agosto do presente ano e os indicadores do mesmo reforçam a importância deste tipo de intervenções na promoção do bem-estar das crianças e da comunidade.