“Diferente” não significa pior, nem melhor, mas simplesmente diferente

A discriminação racial é um tratamento desigual ou injusto de pessoas com base na sua raça ou etnia e que tanto pode afetar adultos, como crianças, de várias maneiras, perpetuando desigualdades e causando danos psicológicos e sociais.

Quanto mais precocemente falarmos com as crianças sobre esta problemática, mais capazes elas ficam de entenderem as suas causas e consequências, ficando menos propensas a internalizar ou perpetuar preconceitos e estereótipos.

Ensinar sobre diversidade cultural ajuda a formar, desde cedo, uma base sólida de valores e atitudes de aceitação, promovendo o respeito, a empatia, a igualdade, a justiça e a solidariedade.

Vivemos numa sociedade multicultural, pelo que é essencial prepararmos as crianças para interagir positivamente com pessoas de diferentes origens. Não há culturas superiores ou inferiores. “Diferente” não significa pior, nem melhor, mas simplesmente diferente.

As sessões lúdico-pedagógicas subordinadas aos Direitos e Deveres das Crianças que o IAC desenvolve em contexto escolar, são uma das estratégias utilizadas para abordar esta problemática junto dos mais novos, recorrendo sempre a metodologias interativas, lúdicas e apelativas.

As sessões de sensibilização realizadas pelo IAC nas escolas, visam a prevenção de situações de risco e de perigo e têm como ponto de partida os Direitos das Crianças. A partir deste “grande chapéu”, abordam-se outros temas específicos, entre os quais o Direito ao Respeito; o Direito à Diferença e a Interculturalidade.

Falamos, por exemplo, da “Viagem do Joaquim pela Interculturalidade”, em que convidamos as crianças a fazerem uma viagem com o IAC pelo Mundo fora, onde aprendem sobre a valorização da diversidade cultural; a quebrar preconceitos e a combater atitudes discriminatórias e a promover atitudes de compreensão, aceitação, respeito e cooperação entre todos.

“A riqueza está na diversidade, devemos acolher quem está à parte e ajudarmo-nos todos com respeito e amizade”.

Na sessão “Um Mundo de Cores”, a Girafa que queria ter riscas dá-nos uma grande lição sobre o direito à diferença, demonstrando que não precisamos de ser todos iguais:

” Então os animais finalmente perceberam

que eram fantásticos tal e qual como eram.

Com riscas ou às pintas, coloridos ou não

Era na diferença que estava a perfeição.”

 

O Marco do Correio – simpático, com um grande sorriso e sempre pronto a receber uma cartinha – é o material lúdico criado pelo IAC para ajudar as crianças a tomarem consciência da importância do respeito na relação com o outro, bem como a promover a reflexão sobre situações diversas do quotidiano relacionadas com a questão do respeito e da amizade. As crianças são desafiadas a definir quais as regras de ouro do respeito; a pensar como devem agir com todas as pessoas, independentemente das diferenças que

existam, mas também a tomarem consciência que respeitar não é fazer tudo o que os outros querem…

Apostamos sempre numa abordagem realista e positiva dos acontecimentos, procurando sensibilizar as Crianças para o contributo que cada um pode ter e como isso irá influenciar a construção de um Mundo melhor.

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