O Conflito e a Mediação Escolar

Pelo segundo ano consecutivo, o Gabinete de Apoio à Família e ao Aluno (GAAF) do agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (Vila Real) promoveu, no dia 3 de julho, as segundas Jornadas Educativas, “Pensar em Comunidade” direcionadas aos assistentes administrativos e operacionais. Este ano a temática direcionou-se para a arte de comunicar como instrumento poderoso para mediar conflitos no qual quer os assistentes administrativos quer os técnicos têm um papel fundamental. Nestas jornadas estiverem presentes 55 participantes. O dia foi dedicado à partilha de conhecimentos, mas também ao lazer e ao convívio.

No período da manhã o Instituto de Apoio à Criança, um parceiro do GAAF, fez-se representar pela formadora Ana Vicente que abordou o conflito e a mediação de conflitos. No período da tarde continuaram os trabalhos numa vertente mais prática orientados pela mediadora escolar e pela educadora social do agrupamento. Seguiu-se o momento cultural que incluiu uma visita à cidade de Amarante e ao museu de Amadeu de Sousa Cardoso. O dia terminou com um jantar convívio à beira do rio Tâmega.

Esta foi a segunda edição de uma iniciativa que tem recolhido as opiniões muito positivas e que é identificada como necessidade pelos próprios assistentes técnicos e assistentes operacionais. Um momento de formação e de partilha que contribuiu, também, para a aquisição e solidificação de competências.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp