No âmbito do Projeto interdisciplinar “Da janela da minha casa”, a Escola de Segunda Oportunidade promoveu uma visita de estudo aos Jardins da Gulbenkian, nos dias 21 e 22, com os jovens do Lumiar e Santa Clara e, no dia 28 de novembro, com os jovens de Marvila.
A atividade, designada “Exploradores Urbanos”, tinha como objetivos, desenvolver o gosto pelo conhecimento e o saber, proporcionar aprendizagens fora do contexto de sala, reconhecer o património cultural e a biodiversidade existente, bem como desenvolver a convivência em grupo e a socialização. A proposta consistia em realizar uma visita sensorial pelo jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, munidos de um saco de evidências e recolher elementos da natureza que se encontrassem caídos no chão, reforçando a importância de preservar a natureza, bem como captar sons e imagens de diferentes espécies da fauna e da flora.
Imersos no ambiente natural do jardim, foram desafiados a fotografar de forma criativa, o seu reflexo nos círculos de água, a procurar simetrias na arquitetura e nos elementos observados e a descobrir e descrever uma escultura. Envolvidos pelo caracter lúdico, de descoberta e de participação-ação, inerente aos desafios propostos, os jovens aderiram com motivação, empenhando-se nas suas recolhas. Treinaram a sua atenção, apuraram os sentidos, a capacidade de orientação, aprenderam acerca das espécies de plantas e animais presentes no jardim, recordaram e aplicaram o conceito de simetria, refletiram sobre a importância de adequar o comportamento aos contextos, entre muitas outras aprendizagens.
De regresso à E2O, trouxeram evidências das suas descobertas que vão aplicar, com a ajuda de professores e técnicos, em trabalhos que realizarão nas várias áreas disciplinares. Trouxeram experiências positivas e enriquecedoras, em termos de interação com o outro, com o meio ambiente, com a aprendizagem e o conhecimento. Para a equipa técnico-pedagógica, este tipo de atividades reforça a importância da natureza e do exterior, enquanto espaço privilegiado de aprendizagens, promotor de um saudável desenvolvimento ao nível cognitivo, físico e emocional.