O Dia das Tradições

No passado dia 29 de janeiro, a E2O de Lumiar e Santa Clara, promoveu a atividade “O Dia das Tradições”, transformando o espaço escolar num verdadeiro “museu da comunidade por um dia”.  

Esta atividade estava inserida no 3º projeto: “Meio, cultura e sociedade”. 

A iniciativa envolveu os jovens num trabalho de reflexão, partilha e valorização das heranças culturais e familiares, contando também com a participação de alguns familiares, que estiveram presentes e contribuíram ativamente para o sucesso da atividade. 

Cada turma participou através da apresentação de um objeto de herança cultural da sua família, tais como: fotografias antigas, objetos simbólicos, peças de vestuário, instrumentos musicais ou histórias familiares. Alguns objetos foram acompanhados de testemunhos pessoais, como o caso de uma boneca nazarena, cuja partilha explicava que “este objeto recorda a primeira visita da Luana à praia, quando ainda era bebé”. 

Paralelamente, foi organizada uma pequena exposição de trípticos, elaborados pelos jovens, onde abordaram questões como os problemas ambientais, a diversidade cultural, o impacto dos hábitos de consumo, a participação dos jovens na comunidade e temas essenciais como habitação, educação, emprego, saúde e segurança, promovendo uma ligação entre cultura, sociedade e meio envolvente. 

A atividade contou ainda com o momento “Sabores de Casa”, onde foram partilhadas iguarias tradicionais preparadas a partir de receitas familiares, estas foram confecionadas com o apoio e colaboração dos familiares presentes, reforçando a dimensão cultural, afetiva e intergeracional do projeto. 

Este projeto teve como principal objetivo sensibilizar os jovens para a importância da preservação das tradições, do respeito pela diversidade cultural e da valorização da memória coletiva, entendendo a cultura como um elemento vivo e fundamental na construção da identidade comunitária e no desenvolvimento da Educação Social. 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp