Educa(CON)dado já no terreno

O Projeto Educa(CON)dado, financiado pelo FSE ao abrigo dos Concursos Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social, teve a sua aprovação em janeiro e tem a duração de 3 anos.

Este Projeto é para ser implementado no Bairro do Condado e destina-se a crianças e jovens dos 10 aos 18 anos que tenham os seus percursos educativos em risco. Envolvendo a comunidade, parceiros e famílias este projeto visa reduzir as desigualdades no acesso às aprendizagens e o ciclo de pobreza e exclusão social. No Espaço IAC em Marvila, será criada uma sala com recursos informáticos, para fomentar hábitos de estudo sustentado; serão dinamizados grupos para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e a educação entre pares, com a participação de jovens mediadores comunitários.

Apesar das contingências geradas pelo novo confinamento, a equipa tem estado a desenvolver algumas atividades com as crianças e jovens e a criar as condições necessárias à implementação do Projeto.

Neste momento, a prioridade foi a identificação de crianças e jovens que não tivessem os meios informáticos para aceder às aulas online e integrá-las no nosso espaço, proporcionando-lhes diariamente os meios adequados para o Ensino a Distância. A equipa está igualmente a acompanhar algumas crianças nas suas tarefas escolares, em particular nas situações em que as famílias não reúnem as competências necessárias o fazer. Estamos também a apoiar as crianças e suas famílias no acesso às plataformas e no manuseamento dos próprios equipamentos informáticos.

Apesar de estar ainda no início e de não estarem reunidas as condições necessárias para funcionar em pleno, consideramos que o Projeto já deu provas no terreno de que é uma resposta necessária e importante para a comunidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp