“Mesmo longe, estamos perto…”

Mais um mês em confinamento, mas a equipa continua a dar resposta a situações de emergência. Foram sinalizadas 2 situações de saídas não autorizadas de uma casa de acolhimento, tendo a equipa realizado giro ao local indicado como possível paradeiro das jovens. No entanto, não foram localizadas e procedeu-se também à articulação com as forças policiais. Nos casos, em que os jovens já regressaram, a equipa mantém contato com os próprios, suas famílias e parceiros. 

Relativamente à intervenção com as famílias, demos continuidade ao plano formativo, tendo-se alargado o grupo, contando agora com a presença de mães que são acompanhadas por outras equipas do Projecto Rua. Esta segunda, sessão com o tema Das Birras às Crises – Gerir Positivamente os Conflitos, proporcionou a partilha de experiências, a reflexão sobre as suas práticas educativas e mostrou novas formas de abordar e resolver as tensões do dia-a-dia. 

Continuámos a facilitar a relação das famílias com as escolas e centros de formação, nomeadamente no diagnóstico das necessidades digitais e as melhores opções para cada caso. Em algumas situações cedemos equipamentos e noutras mediámos as soluções para a obtenção de computadores e internet, junto de outras entidades (escolas e juntas de freguesia). Auxiliámos os pais que apresentavam dificuldades nas reuniões com os diretores de turma. 

No âmbito do trabalho do Consultório Social (Projeto Luz Verde à Criança), já foram recebidas sinalizações e efetuados alguns atendimentos também articulámos com parceiros e redigimos informações com propostas de acompanhamento às entidades competentes. De salientar que esta intervenção é concertada envolvendo também os serviços jurídico e psicológico. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp