O estagiário na Área da Cooperação

O estágio académico é entendido como uma etapa importante em todo o processo de desenvolvimento e de aprendizagem de cada aluno. Através desta ligação que procuramos promover entre a teoria e a prática, é permitido ao estagiário experimentar diferentes áreas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em contexto universitário, ao mesmo tempo que lhe é dada a oportunidade de partilhar com a(s) equipa(s) que o acolhe(m) novas metodologias e novas ideias, promovendo o debate com os profissionais potenciado novas práticas de atuação.

A Área da Cooperação foi o palco de estágio para duas alunas do ensino superior que, findo o estágio, nos “brindaram” com o seu testemunho. Obrigada!! Parabéns à Filipa e à Raquel.

“Quando recebi a resposta positiva por parte do IAC quanto ao meu pedido de estágio, senti que uma porta de oportunidades se tinha aberto para mim. Fui recebida de braços abertos, com muito carinho e sempre com sorrisos no rosto. No IAC, mais precisamente na equipa de Cooperação Nacional e Internacional, adquiri conhecimentos essenciais para o meu futuro e tive a oportunidade de participar em diferentes atividades com diversos jovens, que vou para sempre levar comigo no coração.

Esta experiência no IAC fez-me, acima de tudo, crescer como pessoa e mostrou-me que a luta pelos Direitos da Criança continua a ser essencial, mesmo que um longo caminho já tenha sido percorrido. Foi um prazer testemunhar o trabalho do IAC nesta luta, que todos os dias persiste, espalha a palavra e utiliza uma dinâmica de trabalho incrível, em que cada pessoa é fundamental na mudança e na vida das crianças.

Vou sentir-me sempre grata por esta experiência que também me confirmou que é este percurso pela luta dos direitos que quero seguir daqui para a frente”

Filipa Esteves

Mestrado International Studies – ISCTE

 

“Quando vi na lista de instituições que a faculdade nos forneceu que o IAC era uma das opções a escolher, fiquei imediatamente entusiasmada, porque sempre ouvira falar do trabalho do IAC e do reconhecimento que tinha. Assim, tive a oportunidade de realizar dois estágios no IAC, dentro da equipa da Cooperação Nacional e Internacional, e não podia estar mais feliz com os resultados obtidos nestes estágios.

Acredito que é extremamente importante numa Licenciatura a existência de estágios, pois preparam os alunos para a vida profissional e para o mercado de trabalho. É uma mais-valia e um caminho de aprendizagens que nos vão acrescentar muito enquanto pessoas e enquanto profissionais. Podermos aprender, diariamente, com diversos e diferentes profissionais é, de facto, muito enriquecedor e, na minha breve presença no IAC, consigo afirmar com todas as certezas que estou muito mais confiante com o que vou fazer daqui para a frente e com o rumo que quero seguir na minha vida profissional. Aprendi o quão importante é o trabalho em equipa e a empatia pelo outro e gostaria de destacar e felicitar o trabalho desenvolvido por todos os técnicos com quem tive oportunidade de me cruzar, pois demonstraram um “amor à camisola” como eu nunca vi.”

Raquel Ramos

3ºano Serviço Social – ISCSP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp