Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Coimbra

Por todo o mundo, abril é o mês que assinala a importância da prevenção dos maus tratos na infância.

Cientes da importância de agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção, em Coimbra foram dinamizadas ações junto da comunidade com o objetivo de alertar para a problemática dos Maus Tratos na Infância e de divulgar estratégias potenciadoras do bom trato e do respeito pela dignidade e direitos das crianças e jovens.

Foi com esta premissa que, durante o mês de abril, foram organizadas diversas atividades:

Apresentação ao logo do mês de abril, de um conjunto de atividades lúdicas com o objetivo de promover as relações positivas e os momentos de brincadeira em família.

  • 9 de abril – Webinar A Importância dos jogos de tabuleiro modernos como atividades para toda a família, dinamizado por Micael Sousa. Esta atividade foi dirigida a todas as famílias e contou com a presença de 80 participantes.
  • 28 de abril – Webinar Prevenir Ansiedade e Depressão em Tempos Difíceis, dinamizado pelo Professor Pinto Gouveia, dirigidos a técnicos que trabalham com crianças e jovens em contextos vulneráveis e contou com a participação de 160 técnicos de diferentes áreas.
  • 29 de abril – Ação de sensibilização sobre Os direitos da Criança. Esta ação foi dirigida a 7 famílias acompanhadas pelo CLDS 4G, residentes na União de Freguesias de Coimbra, com o objetivo de as consciencializar para a importância dos Direitos.

Foi um mês rico de atividades e de muita partilha com o objetivo de alertar a comunidade para a importância de estar alerta e de denunciar situações em que os direitos da Criança não estejam a ser respeitados.

Só prevenindo, conseguiremos evitar o sofrimento das Crianças e Jovens.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp