Webinar e Assembleia Geral da Associação Internacional de Ludotecas

Associação Internacional de Ludotecas (ITLA), da qual o IAC é membro da Direçãoorganizou a sua assembleia-geral a 20 de abrilAproveitou-se igualmente esta oportunidade para realizar o primeiro webinar da ITLA que contou com Ana Lourenço do IAC como uma das oradoras.

A ITLA reúne profissionais e associações nacionais de ludotecas dos vários cantos do Mundo, num trabalho que conta com mais de 20 anos.  Uma das iniciativas mais relevantes é a organização de conferências internacionais, oportunidade única de partilha de experiências e troca de conhecimento. Com a situação pandémica que vivemos, a conferência que terá lugar na Austrália foi adiada para 2023, mas a Direção da ITLA, com a intenção de manter a proximidade com os seus membros, realizou uma assembleia-geral extraordinária online e dinamizou o primeiro de uma série de webinares previstos para 2021 e 2022.

A técnica Ana Lourenço do IAC foi uma das oradoras neste webinar, abordando como o COVID-19 afetou os espaços lúdicos e qual o papel que as ludotecas têm em pandemia. Foram apresentados dados dos estudos realizados em Portugal e na Europa e também o mote para a celebração do Dia Mundial do Brincar em 2021: brincar e ludotecas, chaves na promoção da saúde.

Prevê-se a realização de um outro webinar em Julho onde se abordará quais as competências do ludotecário, trabalho que está a ser realizado pelo Grupo Americano de Ludotecas.