O Consultório Social é uma resposta que visa o apoio psicológico, social e jurídico, com especial incidência nas situações de crianças e jovens do Município de Lisboa que se encontram em situação de risco.
A equipa em articulação próxima e complementar através de três áreas de atuação (jurídica, social e psicológica), tem permitido contribuir para a efetivação dos Direitos das Crianças.
As principais situações que nos têm sido sinalizadas são, na maioria, casos que já apresentam o envolvimento de outras entidades.
Com estes parceiros, temos vindo a conseguir estabelecer uma boa relação institucional, acreditando poder contribuir para a mudança de comportamentos e atitudes.
Ao nível da metodologia utilizada, temos dinamizado diversas ações, tais como: atendimentos no Consultório Social, consultas de atendimento psicológico, atendimento jurídico, acompanhamento a audiências em tribunal, visitas domiciliárias, atividades lúdico-pedagógicas, reuniões institucionais, entre outras.
Temos vindo a ser um recurso ao nível do acompanhamento de diferentes casos, não só de âmbito social, mas também judicial na tentativa de que as medidas a aplicar correspondam às reais necessidades, das crianças e jovens.
Consideramos que esta resposta é um contributo importante no respeito e defesa dos direitos da criança, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade ou perigo, numa lógica de participação ativa, estimulando as parcerias e a intervenção em rede no município de Lisboa.