Visita e intercâmbio com as Escolas de Segunda Oportunidade de Sintra e Samora Correia

Ao longo de tantos anos de intervenção, o IAC sempre valorizou a partilha de boas práticas e o intercâmbio com outras entidades que, tal como nós, têm o seu principal foco na promoção dos Direitos da Criança. 

Por outro lado, acreditamos que a educação pode mudar vidas e, por isso, a nossa aposta na criação de projetos inovadores nesta área. Foi assim que este ano letivo, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Escola Eça de Queirós e a DGESTE nos aventuramos na criação de uma Escola de Segunda Oportunidade: a primeira na cidade de Lisboa. 

Para melhorar as nossas práticas e aprofundar a reflexão sobre esta modalidade de trabalhar com jovens em abandono e com insucesso escolar, visitámos as E2O mais próximas de nós: Sintra e Samora Correia, nos dias 26 e 27 de janeiro. 

Pudemos visitar as instalações, perceber como procedem no momento da divulgação e receção de sinalizações, a importância que a entrevista inicial tem na seleção dos jovens, as estratégias usadas aquando da constituição das turmas/grupos de trabalho, quais as principais metodologias de trabalho em sala de aula, as modalidades de acompanhamento e avaliação dos jovens, entre tantos e tantos pequenos “grandes” pormenores que podem fazer tanta diferença no sucesso dos percursos de vida dos jovens envolvidos. 

Percebemos, naturalmente, que há diferenças de funcionamento entre as 3 Escolas de Segunda Oportunidade, porém foram notórios o gosto, a motivação e o brilho no olhar de qualquer um dos envolvidos por poderem contribuir para projetos de vida mais inclusivos e saudáveis.   

Não queremos terminar sem agradecer aos que se disponibilizaram em nos receber e com tanto entusiamo nos contaram as suas experiências, proporcionando-nos um momento também de partilha da nossa realidade. 

 À Associação És + Educação e Sucesso, de Sintra, e à Fundação Padre Tobias, de Samora Correia o nosso muito obrigada! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp