Capacitar para melhor intervir em Cabo Verde

No âmbito de uma frutífera e longa parceria, a ACRIDES convidou o Instituto de Apoio à Criança (IAC) a realizar uma ação de formação, no domínio do Trabalho em Rede, com vista à capacitação de cerca de 80 membros da Rede Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças em Cabo Verde (psicólogos, polícias, profissionais de ministérios, profissionais de serviços públicos, profissionais de ONG’s, enfermeiros, assistentes sociais, jovens estudantes, voluntários de ONG).

Esta formação decorreu entre Novembro de 2021 e Fevereiro de 2022, com o objetivo de assegurar o funcionamento eficaz e sustentável, na proteção e na defesa das crianças vítimas da exploração e de abuso sexual.

A formação ”Modelo de Promoção da Intervenção Integrada em Rede” realizou-se online e apresentou a seguinte estrutura:

– Nos módulos I e II promoveu-se uma partilha de expectativas sobre a ação, fez-se um levantamento de sugestões e abordaram-se as questões fundamentais para uma intervenção eficaz no âmbito das competências pessoais e técnicas, bem como, dos princípios orientadores da própria intervenção.

– O módulo III versou sobre as metodologias de trabalho em rede, os seus benefícios e mais valias, a definição de papéis e de lideranças, assim como, a transferibilidade e a adequação de boas práticas internacionais à realidade de Cabo Verde. Foram, ainda, transmitidas as ferramentas para a construção de um plano de ação com vista à identificação e à priorização da intervenção.

– No módulo IV procedeu-se à identificação de processos de gestão, de processos-chave e de processos de suporte para uma intervenção em rede mais eficaz. Abordaram-se as questões da transferibilidade e da adequação dos instrumentos técnicos de suporte à intervenção da Rede Nacional e das Redes Locais.

A formação cumpriu com os seus objetivos e os conteúdos abordados foram ao encontro das necessidades dos formandos, tendo os mesmos demonstrado interesse e participação ativa ao longo das sessões e empenho nos trabalhos de grupo sugeridos.

Numa apreciação global, podemos afirmar que os participantes adquiriam conhecimentos ao nível do trabalho em equipa, em parceria e em rede, que lhes permitirão potenciar a intervenção de cada um e, por inerência, a intervenção de cada instituição.

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