Desenvolvimento de competências pessoais e sociais na Escola Básica e Secundária Luís António Verney

As escolas com as quais colaboramos veem na equipa do CAC – Projecto Rua um aliado importante perante as dificuldades que algumas turmas problemáticas representam. À semelhança de outros anos, a Escola Básica e Secundária Luís António Verney apresentou-nos um novo desafio, envolvendo uma turma do 5º ano. São jovens de 11 e 12 anos, com um relacionamento difícil entre si, que dificultam diariamente o funcionamento das aulas e comprometem seriamente a aprendizagem e o sucesso escolar.  

De forma a melhorar as relações interpessoais, a equipa do CAC elaborou um plano de sessões mensais com diversas dinâmicas que nos permitem refletir, com o grupo, sobre a importância da comunicação e do comportamento assertivo, bem como envolver os jovens em atividades de cooperação. Considerando a faixa etária da turma, utilizámos jogos e desafios motivantes sempre seguidos pela avaliação e reflexão dos aspetos que contribuem ou dificultam o sucesso de cada missão. A capacidade de analise da maior parte dos alunos surpreendeu-nos pela positiva e permitiu que identificassem rapidamente quais os problemas que perturbam a dinâmica da turma, sobretudo, na sala de aula. No entanto, a mudança de comportamentos é conquistada gradualmente e em diferentes ritmos, por isso, a complexidade dos exercícios foi também aumentando de forma a colocar ao grupo novas situações, estimulando a interação entre todos, em que o respeito, a partilha e a entreajuda são os ingredientes principais.  

Na última sessão, em jeito de avaliação, os alunos destacaram que seria interessante continuarmos este trabalho no próximo ano letivo, porque consideram muito importantes os momentos de interação e de reflexão da turma. Os jovens sentem que são ouvidos e que a opinião de todos é respeitada.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp