Começar e recomeçar…

O Instituto de Apoio à Criança vai celebrar este ano 40 anos de existência. Tem como missão a defesa e promoção dos Direitos da Criança em Portugal, que com estratégia, trabalho e dedicação, o que era um sonho ousado, é hoje uma realidade de sucesso.   

Neste sentido, ocorre-me a frase do autor espanhol, António Machado tantas vezes citado “O caminho faz-se caminhando”, esta frase é talvez uma das que melhor traduz e descreve a essência do desafio que é a vida, e neste caso a vida do IAC. A perspetiva de um caminho, permite-nos perceber que temos metas a alcançar, horizontes a atingir e desta forma, orientamos para eles a nossa caminhada, sejam esses horizontes e objetivos de caráter pessoal, profissional, familiar, social, ou qualquer outro.  Neste contexto o caminho faz-se caminhando. E porquê tudo isto? para chegar ao ponto de partida deste artigo que é partilhar com todos um testemunho do trabalho da resiliente equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) e do Consultório Social (CS).   

Desde março de 2022 a equipa acompanha, entre outros, um jovem cujo percurso escolar tem sido irregular e que está atualmente a integrar um curso profissional, na área da pastelaria e padaria. Há diariamente um trabalho também com a família e com diversas entidades nomeadamente, com a escola, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. A vida, como um caminho, não é apenas fazer o trajeto desde o ponto de partida A, para um ponto de chegada B. Também pode ser isso, mas para este jovem todos temos a esperança de que seja algo mais.  

 O jovem tinha demostrado gosto, sobretudo na parte prática da pastelaria. Neste sentido, e como forma de apoiar e motivar o trabalho desenvolvido, a equipa procurou proporcionar-lhe um estímulo adicional. Foi-lhe proposto uma experiência na área da pasteleira o que muito lhe agradou. A Pastelaria Versailles manifestou gosto e disponibilidade para receber o jovem. O Mestre Pasteleiro, Manuel Santos, recebeu-o no dia em que a pastelaria comemorava o seu centésimo aniversário. Embora seja um jovem tímido, quando questionado acerca do que o motivava a levantar-se tão cedo num sábado de manhã, pois podia ficar confortavelmente na cama, a sua resposta dita por outras palavras, foi neste sentido: “Levantei-me cedo e com pressa, embora vá para algo desconhecido, quero aproveitar esta oportunidade que a vida me dá”. Esta frase espontânea faz-nos refletir. Começar e recomeçar é sempre o passo mais importante, no entanto, é, por vezes,, o mais complicado.  

 O jovem tem sido uma inspiração para a equipa que persiste no seu trabalho, empenho e dedicação. Foi dado o primeiro passo, o sair da cama com motivação, preparar tudo para um novo dia, para mais uma caminhada, para mais uma etapa.  

 Termino como comecei “O caminho faz-se caminhando, porque não há caminho, porque este só se faz ao caminhar”.  

 Enquanto estagiária, dedico este artigo ao IAC, Equipas CDIJ e Consultório Social.  A todos muito obrigada pela oportunidade e confiança. “ 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp