Webinar – Apresentação do Guia Crescer com Direitos – Ações Pedagógicas na Escola

Decorreu no dia 7 de março, um Webinar de Apresentação do Guia Crescer com Direitos – Ações Pedagógicas na Escola, dinamizado por Sónia Valente e Lídia Velez da equipa do IAC – Projecto Rua, autoras deste manual. Participaram nesta sessão 37 técnicos de instituições parceiras da Rede Construir Juntos de todo o país.

Ao longo do webinar, as autoras levaram os participantes numa viagem pelas propostas apresentadas neste útil e dinâmico recurso.

O Guia “Crescer com Direitos”, que reúne um conjunto de propostas de ações pedagógicas realizadas em contexto escolar ao longo dos anos de existência do Projecto Rua, apresenta de forma prática, um leque diversificado de estratégias que podem ser utilizadas com grupos de crianças e jovens em sessões de sensibilização, atividades lúdico-pedagógicas e projetos de desenvolvimento de competências, no âmbito da educação para a cidadania.

Com o mote dos direitos da criança, as atividades apresentadas promovem a reflexão sobre a importância do respeito, dos sentimentos e das emoções, da empatia, da solidariedade, de conhecer os perigos e as formas de se proteger e da interdependência entre direitos e deveres.

Destina-se assim a animadores, educadores, professores e a todos os profissionais que acreditam na educação como ferramenta privilegiada de promoção da inclusão e do desenvolvimento e que procuram novas estratégias para enriquecer as suas práticas.

Na generalidade, os participantes salientaram a enriquecedora partilha de boas práticas de intervenção e a apresentação esclarecedora e de forma muito criativa, permitindo a interação entre participantes e formadoras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp