Nota de Imprensa
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinalou-se pela primeira vez em Portugal, por iniciativa do IAC (Instituto de Apoio à Criança) a 25 de maio de 2004.
Em 2004, com o intuito de combater as situações de desaparecimentos, raptos e abuso sexual a menores, o IAC criou a valência do SOS-Criança Desaparecida, a que todos podem ter acesso gratuito, 24/24h, através do número de telefone 116000. Este número europeu, anónimo e confidencial, assegura que em qualquer país da União Europeia, seja possível aceder à linha da Criança Desaparecida. Esta linha recebe apelos, via telefone, email, chat e WhatsApp de quem quiser comunicar desaparecimentos e/ou situações de abuso/exploração sexual, oferecendo aos apelantes orientação e apoio, a nível psicológico, jurídico e social.
Este ano, tal como nos anos anteriores, participaremos em várias campanhas internacionais e estaremos presentes nas escolas, com campanhas de prevenção e informação relativa ao tema.
Na página do IAC sobre o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas 2023 estão disponíveis dados estatísticos sobre o tema e todos os materiais produzidos pelo IAC e pelos seus parceiros internacionais aqui