Encontro “O Direito da Criança à Não Violência”

O Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e da Proteção das Crianças e Jovens, realizou, no dia 27 de abril na Universidade Lusíada de Lisboa, o Encontro “O DIREITO DA CRIANÇA À NÃO VIOLÊNCIA”. Esta iniciativa inserida no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância constitui-se como momento de reflexão oportuno e necessário acerca da violência sexual e dos abusos físicos, tendo sido convidados especialistas nacionais e internacionais que de, forma clara, dinâmica e pertinente abordaram questões impactantes sobre as quais, cada vez mais, tomamos consciência e que afetam gravemente a saúde física, psicológica e emocional das nossas crianças. Neste Encontro foi igualmente apresentada uma das investigações do Prof. Amos Guiora, Professor de Direito da Universidade de Utah, nos EUA, que salienta o papel negativo do sistema que promove os “encobridores” dos abusos, desresponsabilizando o agressor.

Contamos, também, com a participação e o apoio da Fundação Guido Fluri na pessoa do seu Fundador. Em 2021, o IAC aderia ao desafio lançado por esta Fundação Suíça e tornou-se parceiro no Projeto “Justice Initiative” cuja missão é o reconhecimento do sofrimento das Crianças que foram vítimas de qualquer tipo de abusos e violência na Europa (ainda que algumas sejam hoje adultas), bem como com a sua recuperação psicológica e reparação.

Em simultâneo, foi também inaugurada nos Jardins da Universidade a Exposição SHAME – European Stories, uma exposição que apresenta testemunhos de vítimas de abuso em criança em toda a Europa. 

Muitos foram os participantes que visitaram a exposição. Neste dia tivemos o privilégio de contar com a presença de Marco Branco, um jovem, vítima de maus tratos numa instituição de acolhimento, quando era criança e que, desde a primeira hora, aceitou colaborar nesta campanha, à qual se juntou nesse dia, a atriz Melânia Gomes.

Neste Encontro, foi igualmente reforçada, no discurso da nossa Presidente e do Guido Fluri, a importância de todos nos unirmos em defesa de uma internet mais segura para as Crianças e sobre a qual está a decorrer uma Petição Europeia que convidamos também a subscrever aqui. Estamos crentes que com o apoio da sociedade civil e impulsionados pela influencer Francisca de Magalhães Barros conseguiremos chegar a “bom porto”. Mais fotos do encontro aqui

    

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp