Mediação em Ação

Oficina Pais & Filhos “Pequenos passos para uma grande Família!”

A convite do GAAF do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa da Serra, o IAC-Polo de Coimbra promoveu, no dia 23 de maio, a oficina para pais e filhos “Pequenos passos para uma grande Família!”.

Foram realizadas oito atividades alusivas à importância da escuta e da comunicação em família, o poder dos elogios, a importância do trabalho em equipa, assim como a promoção, nas crianças, da sua autonomia e responsabilidade em tarefas.

Esta iniciativa resultou da articulação entre GAAF e SPO do Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Representante do Ministério da Educação, na CPCJ local. Para além disso, contou-se com o apoio na dinamização de Técnicas do Instituto de Apoio à Criança, de Coimbra.

Nesta iniciativa, registou-se a participação de 15 famílias, num total de 20 adultos e 24 crianças.

Um agradecimento especial a todas as famílias que participaram, assim como à Padaria Armando Cortêz e ao Atelier da Filhó que nos proporcionaram um belíssimo lanche convívio.

Bullying! Conhecer para Prevenir

No dia 23 de maio de 2023, o IAC – Polo de Coimbra, fazendo-se representar pelo técnico José Coelho, dinamizou quatro sessões de sensibilização, intituladas de “Bullying! Conhecer para Prevenir”, para alunos dos 5ºs anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Estas sessões, que contaram com a presença de 66 alunos, foram direcionadas para a promoção de competências que visam a atuação perante este fenómeno, a ajuda às vítimas e o combate aos abusos de poder e aos atos de discriminação existentes.

Os alunos de cada turma tiveram a oportunidade de participar num Roleplay direcionado para esta temática, podendo percecionar a realidade dramática das vítimas, bem como a atuação assertiva dos colegas que assistem e denunciam este fenómeno.

Salienta-se a atitude das crianças que foram participando ativamente, enriquecendo a sessão com o seu contributo, criando uma dinâmica de comunicação assertiva, divertida e muito interessante.

Ação de Sensibilização “Vamos melhorar a comunicação com os nossos filhos!”

A convite do GAAF do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, Ana Vicente e Cristina Barros dinamizaram, no dia 19 de maio, a Ação de Sensibilização “Vamos melhorar a comunicação com os nossos filhos”, destinada a 35 pais e encarregados de educação de crianças e jovens, deste agrupamento.

De acordo com a filosofia da Mediação Escolar, o aluno é considerado o elemento central da intervenção desenvolvida pelos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família. Contudo, outros acompanhamentos e estratégias de intervenção visam a família, reforçando o seu papel como agentes de socialização das crianças e jovens e a articulação das famílias com a escola. Neste contexto, sensibilizou-se para a importância de se estabelecer uma comunicação positiva, clara e assertiva com as crianças e jovens, promovendo um diálogo franco, honesto e uma verdadeira escuta ativa.

Os pais e encarregados de educação presentes mostraram-se muito participativos e envolvidos nas dinâmicas propostas durante a sessão, valorizaram a partilha de conhecimento e as dicas para melhorar a comunicação com as crianças e jovens.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp