Fórum temático “Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva”

No dia 17 de maio, o Instituto de Apoio à Criança, em parceria com o projeto “Agarrados à Net”, promoveu o webinar “Pais Digitais – Pela Parentalidade Positiva”. O evento online foi dirigido às equipas dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família que quiseram aprender mais sobre os princípios da parentalidade digital positiva.

webinar foi conduzido pelos especialistas Tito de Morais e Cristiane Miranda que, de forma descontraída e esclarecida, ajudaram os participantes a, por um lado, ganharem consciência do uso que dão ao seu próprio telemóvel e, por outro, perceber a forma como o cérebro funciona e reage aos estímulos aditivos que as redes sociais e os jogos proporcionam.

Ao longo de 90 minutos, os participantes puderam aprender sobre segurança digital, privacidade na internet, uso consciente das redes sociais e controlo parental. Além disso, foram destacados os desafios enfrentados pelos pais na era digital e como é possível usar a tecnologia de forma positiva na educação dos filhos.

Os fundadores do projeto “Agarrados à Net” destacaram a importância da comunicação aberta e franca entre pais e filhos e partilharam orientações sobre o estabelecimento de regras claras no uso das tecnologias em casa. Também foram apresentados recursos e ferramentas de monitorização e proteção dos educandos na internet.

No final, os oradores deixaram às equipas dos GAAF o desafio, de organizarem palestras sobre a parentalidade positiva e promoção do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos para que estes possam socializar, desenvolver outras atividades e usar os ecrãs/telas de forma equilibrada e sem prejudicar o seu desenvolvimento e bem-estar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp