No passado dia 4 de julho recebemos, na Sede do IAC, a visita de Susana Pereira, da Casa da Juventude de Amarante, que nos veio apresentar um projeto europeu no qual esteve envolvida, o Projeto “Geeks 4 Education (G4E) – Inclusive teaching and learning of STEM and digital skills by leveraging tech and non formal education”.
Sendo um projeto ligado à Educação inclusiva e à inovação, havia toda a pertinência e interesse em que participassem as equipas que no terreno estão ligadas à Educação formal e não formal. Estiveram presentes 18 elementos, entre eles, maioritariamente representantes do Projeto Rua e também da Atividade Lúdica e do Projeto Escolas Alfaiate.
O projeto G4E envolveu mais de 12 organizações de 6 países europeus, ao longo de 36 meses. Teve com objetivo contribuir para melhorar a Educação inclusiva e desenvolver competências digitais e de STE(A)M (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através da cooperação entre escolas e centros de inovação. A Educação STE(A)M é um processo que se traduz numa abordagem holística e interdisciplinar de aprendizagem, que combina as diversas áreas acima referidas, procurando preparar os alunos para o mundo do trabalho em constante mudança, potenciando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
A sessão de apresentação no IAC teve 2 fases: uma mais expositiva, que contextualizou e apresentou os resultados, e outra, mais prática, dinamizada no Jardim da Gulbenkian, onde foram experienciadas algumas das metodologias implementadas e testadas ao longo do projeto. Nesta fase, foram lançados alguns desafios STE(A)M individuais e de grupo, através de uma plataforma digital a que todos tinham acesso.
Foi uma sessão muito interessante que permitiu conhecer outras práticas e ferramentas que abrem caminho à inovação e ao trabalho colaborativo, tendo em vista o desenvolvimento da Educação inclusiva.