E2O – Educar e Formar para Inserir-Lisboa, na “II Mostra de cursos profissionais” da Alta de Lisboa

No passado dia 7 de junho, a equipa da Escola de Segunda Oportunidade, marcou presença na “II Mostra de Cursos Profissionais”, na freguesia de Santa Clara. 

Esta iniciativa da Associação de Moradores do PER11 pretendeu colocar os jovens alunos em contacto com várias áreas de formação, dando-lhes a conhecer algumas escolas e opções formativas. 

Além do IAC, estiveram presentes a Academia de Software, o IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social, a Profitecla e o ITA – Instituto de Tecnologias Avançadas para a Educação. 

O dia foi algo chuvoso, o que, por um lado, fez com que estivessem menos jovens presentes e, por outro, a nossa persistência levou-nos ao nosso público-alvo – os jovens que apresentam uma assiduidade mais irregular à Escola. 

Levámos aos jovens um pequeno jogo conhecido das suas infâncias, o “Quantos Queres”, versão gigante, para desbloquear a conversa, com perguntas sobre o futuro pessoal e profissional, e complementámos com uma breve explicação das 3 componentes da nossa resposta – a Pessoal, a Escolar e a de Natureza Profissional – em que contámos com a preciosa ajuda e testemunho em primeira mão de um dos nossos jovens: o Cristiano! Este teve a possibilidade de realizar a Componente de Natureza Profissional, precisamente na associação que dinamizou esta iniciativa. 

A título de balanço, consideramos que a nossa presença foi bastante relevante nomeadamente, para a aproximação a uma comunidade com quem iremos trabalhar de forma mais próxima a partir do próximo ano letivo, para conhecer alguns dos jovens com perfil para a nossa Escola e para conhecer pessoas que estão à frente de um projeto comunitário bastante interessante, com atividades relevantes para a comunidade. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp