A Componente de Natureza Profissional

O presente ano letivo é já o 2º ano de funcionamento de Escola de Segunda Oportunidade e, deste modo, a Componente de Natureza Profissional tem vindo a tornar-se um fator de motivação para o percurso escolar dos jovens que frequentam esta Escola. 

Com o objetivo de tornar o processo escolar mais prático e adaptado ao futuro que os espera, esta componente da formação, apesar de não ser certificada, permite aos jovens mostrar, na prática, os conhecimentos adquiridos na componente escolar e na componente pessoal, dentro da área profissional da sua preferência. 

Este ano contámos com 11 jovens a iniciar a Componente de Natureza Profissional, em 9 áreas distintas: pastelaria, cozinha, intervenção comunitária, apoio ao secretariado, desporto, infância, mecânica automóvel, cabeleireiro/estética e hotelaria, tendo sido abertos 8 novos locais de estágio, para ir de encontro das profissões pretendidas pelos jovens. 

Quanto aos locais, destacamos a Pastelaria Versailles, a Junta de Freguesia de Arroios, o Cabeleireiro Prazeres e Araújo, o Hotel Altis e a Associações de Moradores do PER 11, entre outros cuja disponibilidade agradecemos. 

Em jeito de conclusão, podemos ainda dizer que solidificámos processos e alargámos a base de dados das entidades de acolhimento, ao mesmo tempo que triplicamos o número de estágios. 

Consideramos que esta vertente da nossa resposta socioeducativa se reveste de primordial importância e que foram proporcionadas experiências de qualidade aos nossos jovens. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp