Jogo Online “Volta ao mundo pelos Direitos Humanos”

No dia 15 de junho, o Instituto de Apoio à Criança, perante um auditório cheio de crianças e jovens, apresentou o jogo “Volta ao mundo pelos Direitos Humanos”. Uma ferramenta lúdico-pedagógica online que nos proporciona uma viagem pelos Direitos Humanos no mundo.

A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, colocamo-nos à prova e desafiamo-nos a dar a volta ao mundo por todos os direitos que nos assistem. Ao longo desta aventura, vamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre os Direitos Humanos e temos a oportunidade de conhecer e debater conceitos que interferem diretamente com a nossa vida.

Este jogo, composto por perguntas, missões e curiosidades, foi pensado para maiores de 12 anos, e tem, na sua base, um trabalho com crianças e jovens da Rede Juvenil “Crescer Juntos” do Pólo de Lisboa que, num exercício ativo do direito de participação e de cidadania, quiseram abordar e aprofundar o tema dos Direitos Humanos construindo com a parceria e supervisão de uma equipa técnica, um recurso pedagógico – a que chamámos MALA VIP. Para jogar, basta entrar em www.iacrianca.pt e aceder ao jogo através do botão “Jogo Direitos Humanos” e assim começa a aventura.

“Levantamos voo” em Lisboa e podemos percorrer países e cidades, respondendo a questões que nos vão possibilitar uma viagem repleta de justiça, solidariedade e igualdade.

Desta forma, pretendemos motivar os mais jovens para o respeito e reconhecimento pela defesa e promoção dos Direitos Humanos, através da sua compreensão e aplicação prática no quotidiano. Pretendemos que seja, sobretudo, uma experiência enriquecedora quer ao nível dos conhecimentos, quer pela diversão e entusiasmo de podermos conhecer diferentes povos, o modo como vivem e pensam os Direitos Humanos e, quem sabe, estimulá-los no futuro a aprofundar o tema.

Nelson Mandela, um dos expoentes máximos pela defesa dos Direitos Humanos, disse um dia: “Tenho cultivado o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais”.

É nosso propósito que a aprendizagem adquirida através deste jogo, possa efetivamente fazer-nos e fazer-vos refletir sobre a importância do nosso e vosso papel pela defesa de uma sociedade mais justa e mais solidária.

Esperamos que se divirtam em família, na escola ou entre amigos e que, em conjunto, possamos construir uma sociedade mais digna e melhor para todos.

Tendo o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, o jogo foi desenvolvido com a colaboração do ISCTE, tendo a produção de conteúdos ficado a cargo da equipa do IAC.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp