No âmbito da intervenção do CAIJ, durante o mês de janeiro foram dinamizadas diferentes atividades dirigidas às crianças e jovens que frequentam este espaço.
No dia 5 de janeiro celebrámos o Dia de Reis de uma forma verdadeiramente especial. Em parceria com a União das Freguesias de Coimbra, proporcionámos aos nossos jovens um evento memorável. O dia foi marcado por um lanche festivo, onde o bolo-rei foi o protagonista, e a alegria tomou conta do ambiente com a distribuição de presentes aos jovens. Para tornar este dia ainda mais especial, fomos presenteados com dois momentos musicais encantadores: o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra (GFCPUC) e a emocionante apresentação de cantares da época natalícia pela Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI). Foi uma celebração repleta de sorrisos, música e partilha, proporcionando aos nossos jovens um momento único para iniciar o ano com muita alegria e união.
A 10 de janeiro, dinamizámos uma sessão sobre Cidadania. Esta ação foi composta por dilemas sociais com diversas alternativas de resposta. Pretendeu-se que os jovens refletissem sobre as situações apresentadas e, deste modo, capacitá-los para argumentar as suas escolhas. Durante a sessão todos se mostraram muito atentos e com muita vontade de participar e explicar as suas preferências.
No dia 17 de janeiro, a Psicóloga Júnior, a estagiária curricular de Ciências da Educação e uma voluntária, conduziram uma sessão enriquecedora, focada no tema da Honestidade. A sessão envolveu dinâmicas interativas, como o jogo ‘1 verdade e 1 mentira’, que estimulou a reflexão sobre a importância de valores fundamentais na formação das crianças e jovens. Além disso, foram exploradas questões cruciais sobre a confiança e a crença nas relações interpessoais, promovendo um ambiente de aprendizagem significativo para os participantes.
No dia 24 de janeiro assinalamos o Dia Internacional da Educação e, por isso, foi concretizada uma sessão com as crianças e jovens do CAIJ relativa à importância do acesso à Educação, pois é um direito de todos, ao longo da vida. Para tornar a sessão mais dinâmica foi, então, realizado o jogo da memória envolvendo tópicos de educação, de forma a estimular a concentração dos jovens e a sua capacidade de reflexão sobre esses mesmos tópicos. Os jovens gostaram bastante do jogo, pois levou-os a ter um espírito de competição saudável para verem quem conseguia juntar o máximo de pares de imagens.
Todas estas iniciativas reforçam o compromisso do IAC em apoiar e enriquecer as vidas das crianças e jovens que frequentam o CAIJ, proporcionando-lhes experiências valiosas que contribuem para o seu desenvolvimento integral.