Ações de Sensibilização Cyberbullying e Igualdade de Género

Durante o mês de fevereiro, Igualdade de gênero e cyberbullying, foram os temas mais debatidos no Agrupamento de Escolas Braancamp Freire 

Prevenir, elucidar e compreender sobre a importância da igualdade de gênero, e a crescente gravidade do cyberbullying entre os jovens dentro do ambiente escolar, revela desafios urgentes que precisam ser abordados para promover um ambiente educacional seguro e inclusivo para todos. 

É do conhecimento público que existem mulheres que continuam a ser alvo de discriminação em várias áreas, incluindo no acesso à educação. Uma luta desigual que terá de ser combatida desde cedo. 

Para alcançarmos portanto, uma igualdade de gênero justa, é necessário criar e realizar um  esforço conjunto entre comunidades, escolas, famílias e organizações. No entanto, para que isso aconteça é necessário que se incluam políticas e ações que promovam a igualdade, que se combata a violência de gênero e, acima de tudo que se promova educação inclusiva. Foi com este propósito que o setor de humanização do IAC, através do técnico Bruno Barros, realizou no AE Braancamp Freire no passado dia 14 de fevereiro uma ação de sensibilização intitulada Igualdade de Género, igual! Num tema importante como este, é crucial que se promova desde cedo o conceito de justiça social. Foi com esta máxima que os alunos do 3º ciclo mostraram uma participação bastante ativa, abordando questões e simplificando conceitos e papeis sociais, tais como a disparidade salarial e a falta de representação feminina em órgãos de poder, tocando também em assuntos pertinentes, como a violência de gênero que hoje a comunidade escolar enfrenta com maior frequência. Uma sessão que conduziu os alunos a continuar a trabalhar na direção de um mundo mais igualitário, mais justo, em que todos independentemente do género, possam viver com dignidade e com as mesmas igualdades de oportunidades. Mulheres e homens. 

 Nos dias 15 e 21 de fevereiro, também no AE Braancamp Freire foram igualmente realizadas outras sessões de sensibilização, desta vez com um tema cada vez mais devastador para os jovens em contexto escolar. O Cyberbullying.  

Um crime que teima em sair impune pela falta de mecanismos e de uma criminalização adequada. Além de a longo prazo, privar a liberdade de expressão e o bem-estar de quem é vítima, traz com ele consequências para um saudável equilíbrio mental, problemas como isolamento social e ansiedade, são muitas vezes relatados pelas crianças e jovens. Num debate aberto e informal, os alunos souberam identificar as causas e as consequências de estarem a maior parte do dia (vida) online, as dificuldades nas relações interpares e o impacto que poderá ter ao nível dos resultados escolares. Debater o que é uma ética de respeito online, que ferramentas e tecnologias estão hoje ao dispor da deteção e da prevenção, e por fim, a importância cabal da denúncia. Finalizou-se mais uma ação de sensibilização, mas não se finalizou o combate ao cyberbullying, com a esperança renovada que é necessário criar um ambiente digital seguro e inclusivo para todos. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp