Com as aulas a terminar, já se começava a sentir o cheiro das tão esperadas e merecidas férias…Este, é por norma, o momento em que os jovens ativam o modo “relax”, mas no Centro de Apoio Comunitário o descanso não é a palavra de ordem. Todos os anos, os técnicos tentam preencher o período de férias das crianças e jovens com atividades diversificadas, divertidas e enriquecedoras. O objetivo é realizar atividades que permitam não só o convívio, mas também que ensinem algo de novo.
Durante todo o mês de Julho realizámos diversas atividades, tendo sempre em atenção que a alteração de rotinas, habitual em tempo de férias, facilmente se pode tornar numa boa desculpa para reduzir a quantidade de atividade física. Como tal, promovemos algumas atividades mais ligadas ao exercício físico, como um workshop de Capoeira, uma gincana de jogos diversos no Parque da Belavista, os saltos em trampolins no Jump Yard que são sempre um sucesso, a canoagem no Jamor que também já é uma atividade da qual não abdicamos e algumas atividades em piscina, com jogos de competição. É importante manter a ideia de que, independentemente da quantidade da atividade física, é sempre melhor realizar alguma, do que nenhuma. Deste modo, contribuímos para a saúde e para o bem-estar das nossas crianças e jovens.
Pelo meio tivemos também algumas atividades mais ligadas à área do lazer, como passeios de barco com a oportunidade de contemplar o nosso lindo Rio Tejo e a vista da cidade de Lisboa, desde Belém até ao Terreiro do Paço. Fomos ao cinema, jogámos bowlling, realizámos alguns jogos de água que sabem sempre bem com o calor que se faz sentir e iniciámos um projeto de pintura de telas, que culminou em verdadeiras obras de arte! É muito importante estimular a criatividade dos jovens.
As férias são a altura fundamental para o descanso físico e psicológico e é muito importante respeitarmos estes momentos, para benefício da nossa saúde mental. Além do mais, são o momento ideal para reorganizar os pensamentos e até fazer uma avaliação do nosso desempenho escolar no ano letivo anterior. Como tal, não se pode dissociar totalmente as férias, da escola. Reforçamos que em período de férias, não deixa de ser uma preocupação da equipa, manter atividades que incluam uma componente cognitiva. Neste sentido, visitámos o submarino Barracuda. Os jovens adoraram conhecer a história deste navio, o mais antigo de todas as marinhas de guerra da NATO e o último da classe Albacora a sair de serviço, em 2010, com 42 anos de vida operacional. Com 54 metros de comprimento e deslocamento de 1.038 toneladas em imersão, desempenhou diversas missões e ao longo da sua vida cumpriu 3.090 dias de mar, com uma guarnição de 54 militares. Podia operar até 300m de profundidade e embarcar 12 torpedos. Foi uma experiência fantástica poder entrar no navio e perceber como a tripulação se comportava dentro do mesmo.
Ainda no âmbito da componente cogitiva, os jovens participaram num atelier da Ciência Viva que relacionado com a temática da biodiversidade. Já dizia o filósofo Francis Bacon, “Conhecimento é poder”, como tal, esperamos que os nossos jovens se tornem cada vez mais poderosos.
Entre almoços-convívio, jogos lúdicos e tantas outras atividades já descritas anteriormente, findamos o mês de Julho e já estamos ansiosos pelo que o mês de Agosto nos reserva.