Nos dias 25, 26 e 27 de setembro decorreu o 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos / XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.
O trabalho de investigação desenvolvido pelo IAC foi divulgado neste Congresso.
Foram apresentados a comunicação oral «Será que uma palmada resolve?”: O que pensa a sociedade sobre os castigos corporais» e o póster «Filho/a fui. Pai/Mãe serei: As implicações das memórias de infância para as crenças de aceitação dos castigos corporais e as práticas educativas», ambos da autoria de Fernanda Salvaterra, Rita Amaral e Mara Chora.
O póster foi distinguido com o Prémio de Melhor Poster em Português XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia, promovido pela FIAP – Federação Ibero-Americana de Associações e Colégios de Psicologia.
Estes trabalhos estão integrados na Campanha do IAC, “Nem Mais uma Palmada”, lançada a 22 de fevereiro de 2022. Esta Campanha, na sequência da candidatura ao “Prémio FIAP Lucha contra la violencia”, recebeu uma Menção Honrosa enquanto projeto de destaque e importância para a sociedade.

Cerimónia de entrega do prémio de melhor poster estão: José Tenório Iglesias (Secretário Geral do Consejo General de Psicología de España – à direita), Alfredo Fernández Herrero (Secretário Técnico da Presidência do Consejo General de Psicología de España – à esquerda) e Marisa Carvalho (Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, ao centro).

Fernanda Salvaterra a receber a menção honrosa, estão presentes Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses e presidente da Federação Ibero-Americana de Psicologia (à direita), e Francisco Santolaya, Presidente do Consejo General de Psicología de España (à esquerda).