Um São Martinho Especial

No Bairro do Condado, o dia de São Martinho foi assinalado com um grande convívio promovido pelo Grupo Comunitário. 

Esta iniciativa foi idealizada para aproximar os moradores do Bairro às diferentes instituições que atuam naquele território e divulgar as iniciativas que estas têm vindo a promover.  

Estiveram representados em stands, para além do IAC, instituições como a SCML, a Gebalis, a Polícia Municipal (com Segways para os mais corajosos experimentarem), a Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Ambiente e Espaços Verdes (com a dinamização de um jogo com a temática da reciclagem), a Associação de Moradores do Bairro do Condado (com um atelier de robótica), a Associação Tempos Brilhantes (a divulgar objetos de decoração feitos a partir de desperdícios e material reciclável), a Cooperativa Nacional de Apoio a Deficientes (CNAD), a Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais (APEDV) e o Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe.     

Foi, também, o palco escolhido pelo grupo comunitário para divulgar o projeto Observar para Cuidar Júnior (ação de sensibilização promovida junto das crianças e jovens da comunidade), com a exposição de trabalhos realizados ao longo do ano. 

O projeto Educa(con)dado foi também protagonista desta festa, bem visível no empenho e responsabilidade dos nossos mediadores e na energia e irreverencia dos nossos jovens que vieram bem a tempo de animar a festa.  

Os 75 quilos de castanhas foram desaparecendo ao som de canções populares, entoadas e coreografadas pelos diferentes grupos da comunidade (crianças de jardim de infância, idosos e pessoas invisuais).  

O frio da manhã, deu aos poucos, lugar a um típico verão de São Martinho e a nossa esperança é que essa transformação também possa ter ocorrido nas pessoas que participaram neste convívio. Que o gelo da formalidade que por vezes caracteriza alguns serviços tenha sido quebrado pelo convívio com os técnicos que naquele dia deixaram os seus gabinetes; que a mensagem da necessidade da proteção e preservação ambiental no bairro ressoe e se estabeleça de forma mais efetiva na comunidade.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp