Atividade formativa do Polo de Coimbra

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) procura intervir e dar resposta a complexas e diferentes problemáticas que atingem a Criança e as suas famílias, nomeadamente através de dinamizar de ações de formação e sensibilização para a defesa e promoção dos Direitos da Criança.

A equipa do Polo de Coimbra, durante o mês de fevereiro, promoveu alguns momentos formativos, dirigidos a pais e famílias, a crianças/jovens e a profissionais da área da educação.

No âmbito do projeto de Mediação Escolar, a psicóloga Inês Vieira dinamizou uma sessão online para 16 pais do Agrupamento de Escolas de Moura, dedicada ao tema “Vamos falar sobre Regras/Limites e Consequências Saudáveis”. Durante a sessão, foram exploradas estratégias para a implementação de regras e limites de forma assertiva, sublinhando a importância das consequências saudáveis no desenvolvimento infantil. A conversa permitiu um espaço de partilha e reflexão, em que os pais puderam trocar experiências e adquirir ferramentas práticas para fomentar uma educação mais equilibrada e positiva em casa. A iniciativa revelou-se enriquecedora, reforçando a importância do diálogo e da coerência na parentalidade, elementos essenciais para um ambiente familiar saudável e estruturado.

Nos dias 10, 12 e 13 de fevereiro de 2025, o IAC – Polo de Coimbra, fazendo-se representar pelo técnico José Coelho, dinamizou seis sessões de sensibilização, intituladas de “Somos todos diferentes!”, para alunos dos 8ºs anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas. Estas sessões que contaram com a presença de 159 alunos, visam estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos que tiveram a oportunidade de refletir sobre temáticas como a intolerância, o preconceito e discriminação, alertando para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa. Os alunos participaram em dinâmicas que potenciam a criação de laços e que permitem o desenvolvimento de um espírito mais empático e altruísta. Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta ação de sensibilização.

No passado dia 13 de fevereiro, o Centro Nossa Senhora da Anunciação, da Cáritas Diocesana de Coimbra, acolheu uma sessão presencial dedicada ao tema “A Importância do Brincar e do Jogar”, dinamizada por Ana Vicente.

Com a participação de seis pessoas, a sessão proporcionou um espaço de reflexão sobre o papel essencial do brincar e do jogar no desenvolvimento infantil. Foram abordados os benefícios das atividades lúdicas para o crescimento cognitivo, emocional e social das crianças, destacando-se a importância do envolvimento dos pais neste processo.

Ao longo do encontro, os participantes foram incentivados a integrar o brincar no quotidiano dos seus filhos, promovendo um ambiente que estimule a aprendizagem, a criatividade e o vínculo familiar.

Nos dias 18 e 27 de fevereiro, a técnica Ana Vicente dinamizou, em formato presencial, a sessão intitulada “Vamos construir uma escola melhor!”. Consciencializar para a indisciplina e o conflito!”. A iniciativa contou com a participação de 17 alunos, delegados das turmas do 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e de 82 alunos de quatro turmas do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Partindo da questão “O que precisamos para uma escola melhor?”, refletiu-se sobre a importância de desenvolver competências socioemocionais que promovam o Saber Estar e o Saber Ser, fortalecendo, assim, o sentimento de pertença à escola. Foram abordados temas essenciais como o respeito pelas regras, a importância de dar o exemplo, a assertividade e a empatia, a valorização da diferença e a responsabilidade individual nas relações interpessoais. Sublinhou-se, ainda, que os conflitos fazem parte do quotidiano escolar e devem ser encarados de forma positiva, como oportunidades de crescimento e de aprendizagem. Neste sentido, destacou-se a relevância de uma comunicação eficaz e assertiva, bem como do reconhecimento e gestão das emoções. Com estas sessões, procurou-se sensibilizar os alunos para o seu papel ativo na construção de um ambiente escolar mais harmonioso e inclusivo, onde todos possam aprender e crescer em segurança e respeito mútuo.

 

 

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