Plano estratégico do IAC

A violência contra as Crianças é um dos mais severos atentados à salvaguarda dos seus Direitos, sendo a sua erradicação um dos pilares da intervenção do Instituto de Apoio à Criança, desde a sua fundação.

Frequentemente ouvimos e conhecemos histórias de crianças que sofrem maus-tratos, abusos, bullying e, apesar de já se ter feito um longo caminho e de a sociedade estar mais desperta para estes temas, continua a ser necessário um trabalho diário de sensibilização e de prevenção.

Neste sentido, o IAC definiu como plano estratégico para 2025/2026 o lema “Cuidar e Proteger: Prevenção da Violência sobre a Criança”.

Este plano inclui ações prévias, tais como, a Campanha “Nem mais uma palmada!”, iniciada em 22 de fevereiro de 2022, no Dia Europeu da Vítima de Crime, que culminou com a publicação do estudo “Será que uma palmada resolve?”, cujo objetivo era compreender o que pensa a sociedade portuguesa sobre a utilização de castigos corporais, ou o Projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying”, em parceria com a GIOTTO, lançado em 2024.

Em 2025, vamos dar continuidade a estas ações e desenvolver novas atividades, entre as quais, ações de formação e sensibilização, projetos de investigação e materiais informativos e lúdico-pedagógicos, com o objetivo de combater a violência sobre as crianças.

O IAC pretende constituir um Observatório da Violência sobre a Criança, congregando dados, com objetivo de caracterizar a violência exercida sobre as Crianças, em Portugal, para assim a combater com maior eficácia e alertar a sociedade para este flagelo.

Pretendemos mudar mentalidades e comportamentos, para que as crianças cresçam num contexto social e familiar promotor do seu desenvolvimento saudável e harmonioso, quebrando o ciclo de violência intergeracional.

Para tal, e porque este é um trabalho que deve envolver a comunidade, esperamos poder contar com todos, pois só em conjunto podemos garantir que os Direitos da Criança sejam respeitados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp