Audição parlamentar online “O impacto do confinamento nas crianças e nas famílias – perspectivas e soluções” com a participação de Fernanda Salvaterra do IAC

«Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Sandra Pereira,  convidaram a Prof. Doutora Fernanda Salvaterra do Instituto de Apoio à Criança, a participar na audição online “O impacto do confinamento nas crianças e nas famílias – soluções e perspetivas”, que se realizou no dia 19 de Março, às 17h00.

Esta audição visou refletir sobre as implicações da epidemia e das medidas de confinamento sobre as crianças, considerando que as crianças, os seus direitos, as condições para o seu adequado desenvolvimento e o seu – o nosso – futuro estão a ser postos em perigo.

São vários os direitos das crianças prejudicados. As creches, os jardins de infância e as escolas encerraram durante meses, afetando não apenas a educação das crianças, mas também, e muitas vezes, a sua adequada nutrição, crescimento, desenvolvimento, socialização e proteção. O ensino à distância aumentou a desigualdade na educação, incluindo por meio da exclusão digital. A redução do rendimento disponível de muitas famílias teve um sério impacto nas suas vidas.  Aumentaram as situações de violência no seio das famílias. Tudo isto num quadro de insuficiência de respostas, nomeadamente no domínio da proteção social, às necessidades das crianças e das suas famílias.

Proteger as crianças neste período difícil passa por proteger as suas famílias e os seus cuidadores. Garantir que os pais/cuidadores possam acompanhar os filhos, sem perderem rendimento. Mas é necessário, desde já, cuidar de criar as condições e apontar as medidas para mitigar e ultrapassar os prejuízos resultantes do confinamento.

A Prof. Doutora Fernanda Salvaterra apresentou as conclusões do estudo “O que pensam e o que sentem as famílias em isolamento social” que coordenou no IAC, durante o primeiro confinamento e que pode ser consultado https://iacrianca.pt/wp-content/uploads/2021/01/Relatorio_investigacao_IAC_2.pdf

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp