A Importância do Trabalho Individual

No mês de abril, a equipa do CDIJ privilegiou o acompanhamento individual junto dos jovens que acompanha. Esta metodologia, um dos pilares da intervenção, tem permitido uma maior proximidade com cada caso, nomeadamente ao nível da saúde, na vigilância de gravidez de uma jovem, acompanhamento das consultas de psicologia, realização de várias visitas. Estas visitas foram realizadas não só às residências dos jovens bem como às casas de acolhimento, enquanto estratégia na ligação com estes jovens e na prevenção da reincidência de novas fugas.   

Valorizámos, também, os momentos prévios de audiência em tribunal que costumam ser de alguma tensão e insegurança por parte das famílias e jovens em que a equipa esteve presente, desmistificando esses medos, demonstrando apoio e solidariedade nestas situações.   

O acompanhamento individualizado promove o reforço da relação entre técnico e jovem/família, facilitando a definição de estratégias conjuntas para a resolução das situações problema.  

É com este espírito de proximidade e confiança que vamos conseguindo alguns avanços essenciais em todo o processo de mudança.    

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp