Webinar “Gestão de Conflitos no Contexto da Mediação Escolar”

O Webinar “Gestão de Conflitos no Contexto da Mediação Escolar” contou com a presença de 26 participantes. A participação da escola com uma “voz” ativa e o papel de técnicos e docentes deu início à dinamização. O papel da escola dentro do contexto da Mediação Escolar deu, portanto, aso a uma reflexão conjunta em que se compreendeu que, nesse espaço, o aluno está integrado numa rede de interdependências complexas, em que existem situações passíveis de conflito ou disputa com os pares que lhe abrem outras oportunidades de realização e de melhoria da sua sociabilidade. As escolas não são somente um lugar para aquisição de conhecimentos, como um ambiente de aprendizagem, de competências, de relacionamento interpessoal e de convívio social. São um espaço de autonomização e de desafiar limites. Neste contexto, os jovens desenvolvem diálogos, constituem-se em grupos, aceitam as diferenças nas motivações e comportamentos entre os indivíduos e retiram satisfação em estar e vivenciar diferentes situações com os seus pares. Contudo, aparecem conflitos que parecem ser um obstáculo ao desenvolvimento destas competências e que transformam a ida para a escola como uma vivência de ansiedade e desmotivação para alguns alunos.

Passando pelas condutas disruptivas e entrando em mais detalhe na resolução de conflitos, sabe-se, à partida, que o conflito é inerente ao ser humano e que, por conseguinte, deve ser encarado não como um problema ou como autodestrutivo, mas sim como uma divergência de ideias e/ou opiniões. O conflito pode se um instrumento de mudança social uma vez que sem conflito, não há mudança, não há crescimento, não há possibilidade de aperfeiçoamento de certas estruturas e de mudança face a situações discriminatórias e injustas existentes na escola e na sociedade. Em segundo lugar, o conflito pode ser apreciado como uma oportunidade para aprender, podendo constituir uma ferramenta de ensino. Nasce, assim, a mediação escolar e o papel do mediador, uma terceira pessoa imparcial, que permite alcançar um acordo satisfatório para ambas as partes que se encontram em conflito. A mediação do conflito escolar oferece um conjunto de vantagens tais como o desenvolvimento na escola um ambiente tranquilo e produtivo; ajuda o reconhecimento e valorização dos sentimentos, valores, interesses e necessidades próprias do outro; permite que os alunos desenvolvam competências para participar na resolução dos seus próprios problemas e, simultaneamente, outras capacidades, como pensamento crítico, escuta ativa e tomada de decisões; aumenta o desenvolvimento de atitudes cooperativas na gestão do conflito; favorece a autorregulação através da procura de soluções autónomas e negociadas; reduz o número de sanções e expulsões; diminui o número de conflitos e, por conseguinte, o tempo dedicado à sua resolução e, ainda, contribui para o desenvolvimento de atitudes de interesse e respeito pelo outro e para melhorar as relações interpessoais.

Se consideramos a mediação como uma forma de gestão de conflitos na sala de aula, estamos a dar ocasião para que os alunos ganhem autonomia e se desenvolvam. Além de que a escola, ao estabelecer a mediação como mecanismo de gestão de conflitos, permite não só que os alunos encarem os conflitos e compreendam que nem sempre são negativos, como também que existe uma solução para eles.

 

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