Formação RADAR

O IAC integra desde março de 2020, um grupo de parceiros europeus liderado pela Missing Children Europe que, durante o período de 2 anos, desenvolve o projeto Running Away: Drivers, Awareness, and Responses (RADAR).

Este projeto prevê no seu calendário de atividades a realização de ações de formação destinadas a interventores sociais e a forças de segurança, cujo objetivo é o de sensibilizar e capacitar os participantes para uma melhor compreensão sobre o fenómeno das fugas de casa ou de instituição de acolhimento, promovendo a mudança de paradigma face à fuga, sendo esta entendida, não como problema comportamental, mas sim um comportamento consequente de experiências adversas vividas na infância e adolescência.

Assim, decorreu no passado dia 23 de setembro, online, a Ação de Formação para interventores sociais na qual participaram cerca de 35 técnicos de diferentes instituições do país.

A par com a apresentação dos conteúdos do projeto, houve ainda momentos de debate e discussão para elaboração de Recomendações que serão partilhadas junto do consórcio europeu procurando, desta forma, contribuir para uma melhoria das respostas para as crianças em situação de fuga e, consequentemente uma melhor proteção e cuidados em toda a EU.

De referir que este projeto é desenvolvido por seis entidades europeias, um Conselho de Peritos Profissionais de diferentes áreas e um Conselho de Jovens (Young People Board) com 8 jovens que vivenciaram episódios de fuga.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp