Simpósio Europeu Justice Initiative – European Response to Child Abuse Cases

Decorreu de 17 a 19 de setembro, na cidade de Berna, na Suíça, sob o patrocínio da Fundação Guido Fluri, um simpósio internacional que juntou representantes de 17 países europeus, entre os quais Organizações da Sociedade Civil que promovem e defendem os Direitos Humanos, académicos, advogados e também grupos de vitimas de abuso.

O objetivo deste Simpósio foi o de lançar junto do Conselho da Europa, uma moção, a Justice Initiative – european responses to child abuse cases, chamando a atenção ao nível pan-europeu, para a violação dos Direitos das Crianças, em particular, em instituições do Estado e da Igreja e a importância de se encontrar uma resposta europeia concertada que promova a reparação das vítimas e que ajude a repor a justiça, tendo como base a experiência da Suíça.

Durante os dias do encontro ouviram-se testemunhos de grupos de vítimas, exemplos de casos já resolvidos, nomeadamente o Caso Casa Pia, testemunhado pelo Dr. Miguel Cardoso Matias (advogado das vítimas). A situação nos vários países europeus foi examinada e representantes do Gabinete Federal de Justiça, entre outros, mostraram como a Suíça implementou o processo de reparação das vítimas e de que forma projetos de autoajuda estão a ajudar sobreviventes e vítimas, para além de soluções legais.

O IAC esteve presente, a convite da Fundação Guido Fluri e manifestou o seu apoio a esta iniciativa por considerar imperativo apelar à sociedade civil e decisores políticos para a tomada de consciência do sofrimento e danos que estes crimes de abuso causam na vida de cada vítima, bem como a inadequação das penas face à dimensão destes crimes.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp