Foi neste mês de novembro, praticamente no desfecho do ano, que com o sabor a castanhas se iniciaram as atividades com os jovens da turma de 2º ciclo da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa.
Até ao final do ano a principal estratégia a implementar com os jovens desta turma, é o treino de competências pessoais e sociais, fundamental à vida em sociedade. A aposta na criação de momentos privilegiados entre os jovens e a equipa, com vista ao estabelecimento de uma relação de confiança, é uma das chaves metodológicas da Componente Pessoal.
Esta passa ainda, pelo acompanhamento individual e, pelo delinear com os parceiros, família e jovem, de planos individuais de intervenção.
Esta Componente é como que o “cimento” que ajudará ao sucesso dos percursos escolares e de Natureza Profissional que as outras duas Componentes preconizam.
Este é um trabalho que se faz passo a passo, conquista a conquista, principalmente face aos percursos de vida disruptivos dos nossos jovens.
No entanto, continuamos a acreditar que a educação consiste, de facto na arma mais poderosa para mudar o mundo!